SINASPEN-AL

SINASPEN-AL


domingo, 28 de junho de 2009

Acusados de atirar contra policial federal são capturados em Rio Largo



Josenildo Törres (Tudo na Hora)

José Edson da Silva Moraes é um dos acusados de atirar contra policial
Eduardo Vicente Soares e José Edson da Silva Morais, acusados de atirar contra o agente da Polícia Federal, Luiz Carlos Maia Rodrigues, acabam de ser capturados, em Rio Largo, pela força tarefa montada pelas Polícias Federal, Civil e Militar, segundo assegurou uma fonte do Tudo na Hora junto ao Serviço de Inteligência da PC alagoana.

Os dois – que interceptaram o Fiat Stillo prata de placa JQV-5985/BA na última sexta-feira, num canavial de Rio Largo, e atiraram contra o abdômen e o ombro do agente federal – estavam sendo procurados desde o último dia 26 de junho, segundo já noticiou nossa equipe de reportagem.

A operação contou com um grande aparato de viaturas das três polícias, além de dois helicópteros, que rastrearam os dois suspeitos por terra e pelo ar. Os detalhes da captura ainda são mantidos em sigilo, mas uma coletiva realizada na sede da PF, na tarde deste domingo, irá detalhar como tudo aconteceu e onde a dupla foi localizada, ainda de acordo com informações apuradas pelo Tudo na Hora.

Mas, informações preliminares evidenciam que, um dos capturados - José Edson da Silva Morais – é fugitivo do Sistema Prisional de Alagoas e foi preso em setembro de 2006, sob a acusação de ter praticado roubos e um assassinato. José Edson da Silva Morais cumpriu pena no Presídio Cyridião Durval e teria se associado à mega traficantes do Sistema Prisional de Alagoas, vindo a fugir com mais três reeducandos após contar com a provável facilitação de agentes penitenciários.

E a mãe dele, identificada como Rosilene Vieira da Silva, 42 anos, que teria mantido contato com ele via telefone, é acusada de praticar o crime de Tráfico de Entorpecentes. Para a surpresa do Núcleo de Inteligência da PF, a mãe do jovem infrator é acusada de tráfico de drogas ilícitas e já esteve detida na Deplan II, situada em Maceió, no bairro Tabuleiro do Martins, de onde teria conseguido fugir inexplicavelmente.

Já o outro comparsa, Eduardo Vicente Soares, também teria participação em diversos crimes, os quais a PC de Alagoas ainda irá detalhar. Ele teria sido identificado, a princípio, como Chambinho, ma esta informação ainda não foi ratificada pelos agentes da PF, PC e PM alagoana.

E o agente da PF, Luiz Carlos Maia Rodrigues, ferido à bala quando voltava de Rio Largo, não corre risco de morte. Ele recebeu alta médica do Hospital Unimed, após ter sido submetido a uma intervenção cirúrgica e já se encontra em companhia de familiares, segundo o delegado da PF, Nilton Ribeiro.

QUEREMOS É QUE A PF INVESTIGUE A FUNDO TODAS ESTAS "FUGAS" DO SISTEMA PRISIONAL... QUEM FOR CULPADO QUE...

sábado, 27 de junho de 2009

Agentes ainda aguardam resposta do Governo

26.06.2009 | 17h53

Eles ameaçavam com paralisação de advertência para o próximo domingo; categorias 'grevistas' pretendem se unir

Gazetaweb

Os agentes penitenciários de Alagoas continuam a aguardar uma resposta, por parte do Governo do Estado, à reivindidação da categoria, que pleiteia um piso salarial de R$ 2 mil, de forma a equiparar o vencimento com os das polícias Civil e Militar. Eles ameaçavam, inclusive, realizar uma paralisação de advertência já no próximo domingo, o que inviabilizaria o dia de visitas no sistema prisional.

Contudo, após mais uma assembleia realizada na tarde desta sexta-feira, os agentes decidiram aguardar um posicionamento do Executivo, programando um ato público para as 10 horas da próxima terça-feira, em frente ao Cepa, no bairro Farol, em Maceió. Eles querem ainda se unir à causa de outras categorias que ameaçam greve - os servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AL) e os peritos criminais também reivindicam reajuste salarial.

"Decidimos manter o movimento na rua, porque a população precisa entender que nada foi resolvido. As pessoas precisam compreender a nossa revolta, pois, estamos diante de três anos de total abandono do sistema prisional. Já alertamos as autoridades competentes, por diversas vezes, no sentido de se buscar evitar fugas nos presídios. Desta feita, não mais falamos de mortes e homicídios no sistema, pois, já debatemnos o asusnto por dois anos, enquanto a inflação engolia nosso salário", explica o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários, Jarbas Souza.

Jarbas lembra que o prazo solicitado pelo Estado expirou nessa quinta-feira. "O próprio governador Teotonio Vilela (PSDB) externou sua preocupação com o recente incidente entre nós agentes e os policiais do Bope [Batalhão de Operações Policiais Especiais, que encerrou, 'à força', protesto dos servidores, no Centro de Maceió]", emenda o sindicalista.

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Reeducandos responderão a TCO's por ameaçarem agentes penitenciários

Eles foram levados para a Deplan II e ouvidos pelo delegado Mário Jorge Barros.
Ricardo Alexandre (Tudo na Hora)


Os reeducandos Marco Antônio da Silva e Adilson dos Santos, responderão, cada um, a Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), por terem ameaçado de morte dois agentes penitenciários.

Ambos foram levados na noite desta sexta-feira para a Delegacia de Plantão II, localizada no Conjunto Salvador Lyra, bairro Tabuleiro do Martins, onde foram ouvidos pelo delegado plantonista Mário Jorge Barros, que lavrou os TCO's.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Sete detentos conseguem fugir do presídio de Arapiraca

Elaine Rodrigues (Tudo na Hora)

José Carlos fugiu do presídio de Arapiraca
Sete detentos são procurados pela Polícia Militar em Arapiraca. Eles conseguiram fugir do Presídio Desembargador Luís de Oliveira, nesta madrugada.

Os reeducandos teriam serrado a grade das celas e, em seguida, escavaram o chão para sair do módulo íntima.

A Polícia Militar foi acionada, chegou a fazer diligências, mas não conseguiu recapturar os detentos. Segundo a assessoria da Intendência Penitenciária, conseguiram fugir Cledigal Farias de Oliveira (conhecido como Gal), de 36 anos e que estava recluso na unidade prisional desde setembro de 2007, respondendo por crime de homicídio; Cléverton de Oliveira Silva, 20, que estava preso desde março de 2008, pelo mesmo crime; Edvan José Alves da Silva (o galego), 25, preso desde outubro de 2007, por crime de atentado violento ao pudor.

Também fugiram José Bezerra de Aquino, 34, preso desde fevereiro de 2006, por crime de homicídio; e José Carlos Ferreira dos Santos (chamado de Carlinhos), 22, encaminhado ao sistema prisional em julho de 2006, por crime de atentado violento ao pudor; Juarez Ferreira da Silva, 26, encaminhado ao sistema prisional em junho de 2005, por crime de roubo e Wellington Silva de Oliveira (vulgo Mãozinha), 21, encaminhado ao sistema prisional em julho de 2008, por crime de roubo. Um oitavo detento foi capturado por agentes e não empreendeu fuga.

Um Boletim de Ocorrência foi registrado na delegacia do município. E uma sindicância administrativa vai apurar as circunstâncias em que a fuga aconteceu.

De acordo com os militares do 3º Batalhão, em Arapiraca, a Polícia Militar ainda continua as buscas pelos foragidos. E quem tiver informações sobre o paradeiro dos fugitivos pode ligar para o Disk Denúncia, através do telefone 3201-2000, e repassar a informação. O serviço funciona 24 horas e para utilização não é preciso se identificar.

CAIXA ECONOMICA FEDERAL vs SINDAPEN

Nesta semana, a CAIXA ECONOMICA FEDERAL, emitiu uma circular entre suas agencias, tratando do acesso de agentes penitenciários às suas agencias, fora de serviço, portando armas de fogo.
Na circular, que na verdade é uma avaliação jurídica de seus assessores técnicos, a CAIXA, determina aos seus funcionários e gerentes, que não permitam a entrada dos profissionais penitenciários nas suas agencias armados, pelo fato de, em sua avaliação jurídica, “achar” que estes agentes não possuem porte de arma fora de serviço. A permissão somente se estende aos servidores penitenciários que estejam em serviço, levando algum detento para se resolver algum assunto nas agencias da CAIXA.
Nesta semana, por causa desta determinação absurda da CAIXA nacional, vários agentes foram barrados nas agencias de Maceió, passando assim por um constrangimento desmedido.
Em relação a estes fatos, o SINDAPEN, vem informar aos seus associados que, em momento algum, a lei federal 10.826, retira dos agentes o direito de portar suas armas de uso permitido e particular fora das suas atividades funcionais. É evidente que, as regulamentações do Departamento de Policia Federal sobre este assunto, garantem este direito, e alem disso, não cabe a CAIXA legislar sobre esta matéria sendo esta, de responsabilidade do congresso nacional e da própria Policia Federal.
Diante deste quadro absurdo, discriminatória e ilegal, o SINDAPEN não vê outro caminho senão, ingressar na justiça com as ações pertinentes, tanto para garantir este direito desta categoria de trabalhadores, bem como, as ações por danos morais contra a CAIXA pelo episódio infeliz que esta instituição financeira protagonizou contra os servidores penitenciários.
Alem destas medidas judiciais, o SINDAPEN já estuda um meio de canalizar seus associados bem como todos os servidores desta categoria, a transferirem suas atividades financeiras para outros bancos, pois, avaliamos que, devemos estar em locais onde sejamos bem atendidos e bem vindos, alem do mais, somos acima de tudo clientes e não pedintes de favores a esta instituição comercial.
Aguardem em breve mais informações sobre este assunto, tanto nas questões jurídicas como nas questões de transferência de movimentação financeira para outros bancos.

Forte abraço!

Jarbas de Souza - presidente

terça-feira, 23 de junho de 2009

Agentes penitenciários voltam a protestar no Centro


por Redação (Cada Minuto)

Pela quarta vez consecutiva, agentes penitenciários voltaram a bloquear ruas do Centro de Maceió, na tarde desta terça-feira (23). A categoria, que reivindica melhorias salariais, começou o protesto interditando o cruzamento da Rua Cicinato Pinto.

Os agentes pedem a reposição de três datas-base referentes aos últimos três anos sem aumento. O presidente do Sindicato dos agentes penitenciários, Jarbas de Souza, disse à reportagem do CADAMINUTO que os servidores estão com os salários congelados desde a nomeação em 2006.

Segundo Souza, as manifestações vão continuar até que o Governo tome alguma posição com a situação da categoria. "Estaremos aqui, todos os dias, realizando este bloqueio, caso o governador não entre em contato com a categoria, para que possamos conversar", afirmou.

Neste momento, os agentes estão na entrada da Assembleia Legislativa. Equipes da Polícia Militar estão no local para tentar negociar com a categoria o fim do protesto.

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Intendência divulga lista dos presos transferidos para Catanduvas





Detentos foram levados em avião da FAB, para o Paraná.
Da Redação (Tudo na Hora)

A Intendência Penitenciária divulgou, agora há pouco, a lista dos detentos que foram transferidos para o Presídio de Segurança Máxima de Catanduvas, no Paraná. Os presos são de alta periculosidade e foram acusados de comandar o crime dentro do Sistema.

Foram transferidos para a penitenciária federal de Catanduvas: Adeilson José da Silva (Pernambuco), 29 anos, preso no Sistema Penitenciário desde junho de 2007 por crime de extorsão mediante sequestro, roubo e formação de quadrilha; Antônio Marcos Soares dos Santos (Carioca), 30 anos, preso desde agosto de 2007 por crimes de roubo e sequestro; e Flávio Soares da Silva (Flávio Ceguinho), 30 anos, preso desde julho de 2007, por crimes de roubo e tráfico de drogas.

Também foram transferidos Israel dos Santos Teixeira (Raia ou Rael), 35 anos, preso desde setembro de 2005, crimes de roubo e formação de quadrilha; Jonathan Lopes da Silva (Mano), 40 anos, preso desde outubro de 2008, por crime roubo; José Antônio Alves da Silva (Vaqueirinho), 36 anos, preso desde abril de 2007, por receptação e formação de quadrilha; e José Eraldo Bezerra Leite (Eraldo do Gás), 38 anos, preso desde janeiro de 2007 por crimes de roubo.

A lista termina com Josinaldo Lisboa da Silva (Lisboa), 25 anos, preso desde dezembro de 2005 por crimes de roubo; Osvaldo Correia de Souza (Coroa ou Barão do Crack), 53 anos, preso desde março de 2008 por tráfico de drogas; Ricardo dos Santos Soares (Paulista ou PCC), 31 anos, preso desde agosto de 2007 por tráfico de drogas; Roberto de Oliveira Silva (Chicó), 25 anos, preso desde outubro de 2003 por crime de roubo; e Sérgio Murilo de Araújo Leite (Sérgio do Ovo), 42 anos, preso desde fevereiro de 2009 por crimes de homicídio.

Operação
A operação para transferir os detentos foi deflagrada nesta manhã. Dez militares do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e quatro agentes penitenciários realizam a escolta dos presos até o estado do Paraná.

Um agente penitenciário federal veio à Maceió acompanhar a transferência. O avião da FAB, um C-97, decolou do Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares às 8h, com destino a cidade de Cascavel, no Paraná, onde os detentos seguirão até Catanduvas com equipes da unidade federal.

Na unidade federal, os detentos não terão contatos com outros presos e ficarão em celas individuais de sete metros quadrados. Eles devem permanecer em Catanduvas pelo período de um ano, podendo ser prorrogado por mais um.

Com assessoria.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Maceió é apontada como capital mais violenta



20h12, 18 de junho de 2009


Assessoria (AL 24 Horas)

Delegação alagoana discute índices de criminalidade em Curso de Segurança Cidadã
Os dados apresentados nesta quinta-feira, 18, durante Curso de Convivência e Segurança Cidadã apontaram Maceió como a capital mais violenta do Brasil com 100 mortos por 100 mil habitantes. Os números são baseados em dados divulgados por organizações mundiais.

Ainda conforme as organizações mundiais, Recife ocupou a segunda posição e em terceiro lugar ficou Vitória.

O evento, que acontece até domingo em Aracaju, visa preparar os integrantes das Comissões Organizadoras Estaduais (COE) dos nove estados do nordeste para a 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública, que será realizada em Brasília.

Para participar do encontro, os Estados indicaram 15 participantes, sendo distribuídos em três segmentos: Profissionais da Segurança Pública, Governo e Sociedade Civil Organizada.

A delegação alagoana está sendo representada por Arísia Barros (Maria Maria), Everaldo Patriota (Fórum Permanente Contra Violência), Fernando Teles (APAC), Róbson Coutinho (Maçonaria) e Maria Silva (CUFA), TC Vinícius (SEDS), TC Mário(PM), Delegada Simone(PC), Cap Goulart (IGESP) e Edenilsa Lima (Relações Publicas do Gabinete Civil do Governo), Major Welligton Fragoso (ASSOMAL-PM), Edeiltom(SINDPOL-PC), Marcelo Avelino (SINDAPEN-IGESP); Solange Dias (Ass Guardas Municipais Maceió) e Sargentos Teobaldo de Almeida (presidente da Associação dos Subtenentes e Sargentos Militares de Alagoas (Assmal).

Tráfico

Durante os debates realizados nesta quinta-feira, tráfico foi considerado o combustível para o aumento da violência no Brasil e a falta de políticas pública foi vista como o maior incentivador da violência em Maceió. “Hoje há um sentimento de impunidade devido à lentidão da justiça. Apenas 03 % dos crimes são sentenciados por ano e os julgamentos de homicídios duram em média 05 anos” afirmou o presidente da ASSMAL, sargento Teobaldo.

De acordo com o sargento, o tráfico, em Maceió, está evoluindo e há necessidade de políticas públicas não de médio e longo prazo por parte do Estado e da Prefeitura. O trafico é o “Estado Paralelo” com a ausência do monopólio da força física do estado.

“Não adianta investimentos apenas em novas viaturas, novos armamentos, blitz, aumento de efetivo, policiamentos a pé na orla marítima, tecnologias, sem que haja políticas sócias e espaços físicos melhores para dar cidadania. Tem que haver políticas de investimentos e segurança publica ao mesmo tempo, só assim vamos resolver a questão segurança publica”, salientou o militar.

Para os representantes da segurança pública de Alagoas, a sociedade tem que acordar e cobrar dos gestores uma abertura do funcionamento dos órgãos de segurança, prestação de contas do erário e serviços prestados a sociedade, para que o Estado possa ter uma segurança cidadã com Direitos Humanos.

Fonte: Assessoria

Agentes desocupam secretaria e agendam reunião com governador

Sindicato diz que ocupação mostrou 'força' da categoria.
Elaine Rodrigues e Sidney Tenório (Tudo na hora)


Neste momento, os agentes penitenciários deixam a sede da Secretaria de Estado de Gestão Pública e seguem, em caminhada, em direção ao Sindicato dos Urbanitários, no Centro. No protesto desta manhã, eles jogaram bombas pelas ruas, invadiram a secretaria e chegaram a testar a Polícia, com o grito 'queremos Bope'.

Ainda dentro da secretaria, eles realizaram uma assembleia e decidiram desocupar o prédio. Na sede do Sindicato dos Urbanitários, outra assembleia deve ser realizada, para definir as novas ações do movimento.

O presidente do Sindicato dos Agentes, Jarbas Souza, afirmou que, às 17h, a categoria tem uma reunião marcada com o governador Teotonio Vilela Filho. A expectativa é de negociar as reivindicações - melhores condições de trabalho e reajuste salarial.

Para Jarbas Souza, a ocupação da secretaria mostrou a 'força' da categoria. Ele ainda ameaçou invadir outras secretarias caso as negociações não sejam satisfatórias para o movimento.

Polícia Militar é acionada para terminar protesto de agentes


Elaine Rodrigues e Sidney Tenório (Tudo na Hora)

Segurança da Secretaria foi impedido de entrar
Equipes da Polícia Militar começam a chegar na sede da Secretaria de Estado de Gestão Pública, que foi invadida por agentes penitenciários. Agora há pouco, a categoria chegou a impedir a entrada de um segurança que trabalha no prédio.

O clima ficou tenso e houve confusão quando ele tentou entrar. No fim, o segurança foi impedido de entrar e teve que recuar. Em relação aos funcionários, um grupo chegou a deixar a secretaria, mas ainda tem funcionários dentro do prédio.

Neste momento, equipes do Batalhão de Polícia de Trânsito estão bloqueando a rua Barão de Atalaia.

Agentes penitenciários atiram bombas pelo Centro...






Categoria grita 'queremos Bope' e invadiu Secretaria de Gestão Pública.

Elaine Rodrigues e Sidney Tenório (Tudo na Hora)

Servidores invadiram Secretaria de Gestão Pública
Neste momento, é tenso o clima no Centro de Maceió. Os agentes penitenciários promovem um novo protesto, atirando bombas pelas ruas e gritando 'queremos Bope'. Agora há pouco, eles começaram a invadir a Secretaria de Estado de Gestão Pública. A manifestação causa correria, medo de clientes e lojistas e congestionamento no Centro de Maceió.

Cerca de 100 agentes participam da manifestação, que começou próximo à praça dos Martírios. A categoria está caminhando pela rua Cincinato Pinto e ainda não tem rumo definido.

Apenas a Cavalaria da Polícia Militar está próximo aos agentes e ainda não houve confronto. Segundo o comandante do Bope, major Marcos Sampaio, a tropa não foi acionada essa decisão cabe ao Comando Geral da Polícia Militar.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários, Jarbas Souza, a expectativa era de que houvesse uma reunião nesta manhã para discutir as reivindicações da categoria. Como eles não foram chamados, decidiram, em assembleia, realizar a manifestação.

Primeiro protesto
Na segunda-feira, a categoria bloqueou o trânsito na ladeira dos Martírios, causando um grande congestionamento, no horário de almoço. Equipes do Centro de Gerenciamento de Crises foram acionadas, tentaram negociar, mas foi preciso a ação do Bope para que a via fosse liberada.

Os militares tiveram que usar bombas de efeito moral, gás de pimenta e balas de borracha na ação. Os agentes denunciaram que houve 'truculência', mas o Bope afirmou que não houve excessos na ação.

CONFERÊNCIA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA

O SINDAPEN, através do seu Diretor Financeiro, Marcelo Avelino, está em Sergipe, fazendo parte da delegação alagoana enviada pelo Ministério da Justiça ao curso de Convivência e Segurança Cidadã, que se realiza de 15 a 21 de junho e visa buscar diretrizes para uma Política Nacional de Segurança Pública. Tendo como bandeira nacional de luta a regulamentação, legalização e valorização dos Agentes Penitenciários, através da aprovação da PEC 308/2004, que altera o Art 144 da Constituição Federal e cria, em âmbito nacional a Polícia Penal. Para participar do encontro, os Estados indicaram 15 participantes, sendo distribuídos em três segmentos: Profissionais da Segurança Pública, Governo e Sociedade Civil Organizada. Sendo a delegação Alagoana capitaniada pelo Secretário Executivo da Conseg, Tenente- Coronel PM Vinícius e conta, dentre outros, com a presença do Dr Everaldo Patriota (OAB), Edenilsa Lima (chefe do cerimonial do governo), Sargento Teobaldo de Almeida (Associação dos Subtenentes e Sargentos Militares de Alagoas), Sr Francisco Teles (Pastoral Carcerária). Durante os cinco dias de evento, os representantes dos nove estados nordestinos estão sendo preparados para a 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública (Conseg), que terá sua etapa Estadual sendo realizada entre os dias 15 e 17 de julho, no Centro de Convenções de Maceió e, a etapa nacional, que acontece entre os dias 27 e 30 de agosto, em Brasília. A segurança pública deve passar por uma reformulação em sua gestão, com a valorização dos profissionais. otimização das condições de trabalho, dignidade profissional, prevenções a criminalidade e construção de uma cultura de paz.

quarta-feira, 17 de junho de 2009

IMAGENS DO CONFLITO

IMAGENS DO CONFLITO
Veja, através deste link, a reportagem da Record alagoas que mostra o confronto entre agentes penitenciários de alagoas e o BOPE.
http://www.youtube.com/watch?v=N0vhc6U4L8U

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Protesto de agentes penitenciários é abortado pelo Bope de forma truculenta...




Categoria reivindica melhores condições de trabalho e equiparação salarial.
Josenildo Törres

Diante da ação do Bope correria foi geral na Praça dos Martírios
Reivindicando melhores condições de trabalho e equiparação salarial no mesmo nível dos peritos criminais, um grupo de agentes penitenciários realizou, na tarde desta segunda-feira, um protesto na Praça dos Martírios, no Centro de Maceió. Mas a categoria foi surpreendida pela ação de 30 agentes do Batalhão de Operações Policias Especiais (Bope), que teriam abortado o movimento.

De acordo com o relato de agentes penitenciários, os policiais do Bope teriam agido de forma truculenta, utilizando, inclusive, bombas de efeito moral para dispersar os manifestantes. “Fomos surpreendidos pela ação do Bope, que agiu de forma truculenta, como se nós estivéssemos praticando algum crime, pelo fato de estarmos protestando”, repudiou um dos agentes penitenciários presente ao protesto, que preferiu não ser identificado.

Já o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários de Alagoas, Jarbas Omena, que foi ferido por uma bala de borracha, afirmou que a ação desta segunda-feira não irá desanimar a categoria. "Mais de dez agentes ficaram feridos e, alguns deles, foram encaminhados para o HGE [Hospital Geral do Estado], mas nesta terça realizaremos um novo ato reivindicatório", prometeu o sindicalista.

Outro lado

Em contato com o Centro Integrado de Operações da Defesa Social (Ciods), o Tudo na Hora foi informado pelo sargento Noronha que o Bope não agiu de forma truculenta, mas, sim com o propósito de evitar a depredação do patrimônio público, além de garantir o direito de ir e vir da população. “O Centro de Gerenciamento de Crises da Polícia Militar esteve no local para negociar com os manifestantes, mas como não houve êxito e o clima estava exaltado, o Bope agiu apenas para coibir uma situação conflitante e desobstruir o trânsito no Centro”, evidenciou.

E em decorrência do protesto, o tráfego de veículos no Centro de Maceió – que já é lento no início da tarde – ficou caótico. Para se ter idéia, o engarrafamento chegou até o bairro Farol, que faz ligação direta com a Ladeira dos Martírios, principal via de acesso para o Centro da capital alagoana.

FALTA DE DIÁLOGO, DISCRIMINAÇÃO E MENTIRAS, PARECIAM SER A MÁXIMA DESTE GOVERNO PARA COM OS AGENTES PENITENCIÁRIOS DE ALAGOAS; ENTRETANTO, ESTE GOVERNO OMISSO, SURPREENDEU, MAIS UMA VEZ NEGATIVAMENTE, OS AGENTES PENITENCIÁRIOS QUE REALIZAVAM DE FORMA PACÍFICA E ORDEIRA UMA MANIFESTAÇÃO PÚBLICA COM O ÚNICO INTUITO DE COBRAR DESTE GOVERNO O CUMPRIMENTO DA LEI QUE REGULAMENTA NOSSA DATA BASE, QUE NÃO VEM SENDO CUMPRIDA A TRÊS ANOS POR ESTE GOVERNADOR. SÃO TRÊS ANOS SEM AUMENTO, 100% DE DEFASAGEM SALARIAL, SEM DIÁLOGO, E O QUE É PIOR, AGORA COM TRUCULÊNCIA POLICIAL; COLOCANDO FORÇAS POLICIAIS UMAS CONTRA AS OUTRAS. SERÁ QUE ESTE GOVERNADOR QUER VER UMA GUERRA ENTRE CATEGORIAS ARMADAS??? HOJE ELE MOSTROU IRRESPONSABILIDADE SUFICIENTE PRA ISSO...
NÃO SERIA MAIS FÁCIL, BARATO, HONESTO, POLITICAMENTE CORRETO E LEGAL, CUMPRIR NOSSAS TRÊS DATAS-BASE E FAZER A REPOSIÇÃO SALARIAL DA CATEGORIA CORRIGINDO ESTA DEFASAGEM DE 100%????

domingo, 14 de junho de 2009

MATÉRIAS DE "O JORNAL" DE HOJE...









cliquem na imagem e leiam... comentem...

Quem manda na cadeia são eles


Para evitar o descontrole total do sistema prisional,
Gecoc providencia transferência de 13 presos perigosos

Láyra Santa Rosa
Repórter

O sistema penitenciário alagoano é comandado pelos presos. Isto não é nenhuma novidade para a Polícia Civil e o Poder Judiciário, que cansaram de falar sobre a situação e tentar arrumar medidas que possam evitar que essas lideranças continuem. A última decisão, tomada no final de maio – provavelmente, a mais radical –, será transferir os 13 presos mais perigosos. São eles que, mesmo presos, continuam chefiando o crime organizado em Alagoas, dentro e fora do sistema.

A possibilidade de transferência deixou os presídios de “pernas para o ar”. A cadeia está prestes a “virar” - como eles mesmos dizem - referindo-se a uma rebelião. O clima é de tensão e revolta. Advogados correm para conseguir a permanência dos seus clientes. Mas o pedido já foi solicitado ao governo federal e aceito pelo juiz federal de Catanduvas (PR), Sérgio Fernando Moro. As vagas já foram liberadas, faltam apenas alguns problemas burocráticos. A expectativa é de que a partir de agora, a qualquer momento, os 13 presos mais perigosos deixem os seus reinados em Alagoas.

Leia a reportagem completa na
edição de hoje de O JORNAL

Fonte: O Jornal

quarta-feira, 10 de junho de 2009

ERROS DA JUSTIÇA

À unanimidade de votos, conheceu-se do pedido para conceder a ordem impetrada em definitivo, determinando a apuração da responsabilidade da autoridade coatora pela decretação da prisão do paciente, acrescentando que seja oficiado ao Secretário de Defesa Social do Estado de Alagoas para que seja apurado o crime que ele realmente cometeu. Fez uso da palavra o Impetrante Bel. Raimundo Antônio Palmeira de Araújo (OAB/AL nº 1954).

Esta é a decisão do pleno do Tribunal de Justiça de Alagoas sobre o Habeas Corpus (2009.000579-1 Habeas Corpus – 2ª instancia) impetrado pelo advogado do SINDAPEN, Dr. Raimundo Palmeira, em defesa do companheiro Falcão.
Alem do pleno, que é a totalidade dos desembargadores reconhecer o direito deste estar livre, ainda recomenda a apuração de responsabilidade de quem determinou prender Wagner Falcão, tendo em vista a aberração jurídica encontrada neste processo.
Verificou-se que Falcão estava no processo acusado de coação a testemunha no decorrer das investigações. Quem não lembra quando o GECOC, na mídia, bradou dizendo que se tratava de uma quadrilha de extermínio e que Falcão estava entre eles e que não havia duvida de sua participação?
Esta é mais uma prova que, a justiça, às vezes, se deixa levar pela emoção e termina prejudicando os cidadãos pela vontade de querer mostrar resultados necessários, porem, com as pessoas erradas e métodos errados.
Quem não se lembra, quando o promotor da vara de execuções, Dr. Cyro Blater, no AL TV, falou à toda sociedade alagoana sobre este cidadão, dizendo que iria apurar junto a secretaria de defesa social, o porque que o Estado contratou um agente penitenciário com histórico de crimes em Pernambuco... Logo após, esclarecemos que este agente havia sido acusado, porem, transitado em julgado e declarado inocente, devendo nada, absolutamente nada à justiça.
São estas precipitações que prejudicam os cidadãos, bem como a elucidação dos fatos.
Defendemos a apuração dos fatos, e que os culpados sejam punidos na forma da lei, seja agente ou detento que tenha cometido estas atrocidades inaceitáveis.
Não podemos admitir é o fato de que muitas autoridades partem do pressuposto de que os servidores penitenciários são os culpados de todos os delitos ocorridos no sistema.
Jarbas de Souza

Comissão discute ações para a segurança pública





Telma Elita

Tércio Cappello

Comissão prossegue com decisões em busca de entendimento para conferência.

Faltam menos de 80 dias para a primeira Conferência Nacional de Segurança Pública (Conseg). O evento vai acontecer em Brasília, entre os dias 27 e 30 de agosto. Na oportunidade, o Ministério da Justiça vai reunir gestores, sociedade civil e trabalhadores para a consolidação de uma política única em todo o país sobre o setor. Mas, para isso, a discussão deve ser feita previamente, nos municípios e estados.

O governo de Alagoas já trabalha nessa frente, por meio de uma comissão, gerenciada pelo vice-governador, José Wanderley Neto. Nesta terça-feira (9), a equipe se reuniu com a mobilizadora regional do Conseg, Regina Lopes. Em pauta, a conferência estadual, a ser realizada de 15 a 17 de julho, no Centro de Convenções Ruth Cardoso, em Jaraguá.

José Wanderley revelou a preocupação do governo com a violência. “Existe um esforço muito grande da Defesa Social, mas temos muitos obstáculos. O principal ponto são as drogas. Por isso, o trabalho não deve ser apenas da polícia. Nesse combate, temos que envolver toda a sociedade”, explicou.

Foi apontada também a necessidade de encontros nos municípios. “São parceiros importantes. Temos que levar essa discussão para todo o Estado, de forma descentralizada”, tratou o vice-governador. Na próxima segunda-feira (15), José Wanderley deve se reunir com representantes da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA).

Regina Lopes explicou a importância de toda essa mobilização. “A finalidade é definir os princípios e as diretrizes para uma política nacional de segurança pública. O sistema não pode ser imposto de cima para baixo. Deve ser discutido por toda a sociedade”, disse.

Arísia Barros, da ONG Maria Mariá, revelou que deve ser feito um recorte sobre a questão étnico-racial. “A violência já chegou nas comunidades quilombolas. A violência dizima o povo negro nas cidades. Temos que desenvolver a segurança pública também voltada para esse problema”, contou.

Comissão em Alagoas - O comitê é formado pelos três segmentos: trabalhadores, sociedade civil e gestores. O representante do Fórum Permanente contra a Violência em Alagoas, Everaldo Patriota, salientou a importância desse processo. “Pela primeira vez, temos a participação de diferentes movimentos discutindo a segurança pública. Temos que aproveitar essa oportunidade”, avalio

Agentes penitenciários fecham ruas no Centro de Maceió





por Gilca Cinara - colaboradora (CAda Minuto)

Agentes penitenciários bloqueiam ruas no Centro de Maceió.

Cerca de 50 agentes penitenciários interditaram agora há pouco o cruzamento da Rua Sol com a ladeira dos Martírios, no Centro da capital alagoana. De acordo com as primeiras informações, a categoria reivindica a reposição de três datas-base referente aos últimos três anos sem aumento.

O Presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários, Jarbas de Souza, disse a reportagem do CADAMINUTO que, os servidores penitenciários estão com os salários congelados desde a nomeação em 2006. “Não dá para ficar nesta situação. O governo não acena nenhum sinal para negociar a nossa pauta de reivindicações, então não podemos ficar parado”, destacou

Neste momento o transito no local é lento. Equipes da Polícia Militar, e o Batalhão de Trânsito estão no local para tentar negociar com a categoria a liberação da pista.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

A FESTA DO GOVERNADOR... ESTAREMOS LÁ!

Ambulância para o sistema...

Segundo informações do governo, nesta terça, dia 09 de junho, às 10hs, no sistema prisional, o governador do Estado estará com sua cúpula, entregando ambulâncias para o sistema prisional, as ambulâncias que o governo federal liberou a verba há mais de dois anos, e que o Rubin, conseguiu agora concretizar o projeto de compra destas ambulâncias que antes, não havia previsão para a compra e entrega.
O dinheiro estava parado a disposição do governo do estado, porem não tinham feito o processo licitatório para poder usar este dinheiro. Graças a Deus e ao secretario Paulo Rubin, o projeto foi concluído, e ágoras serão entregues tais ambulâncias.
Esclarecemos que estas ambulâncias não são investimentos do governo do estado e sim, verba federal do FUNPEN. (vide convênios no site do SENASP).
A FESTA DE ENTREGUA
Está previsto para esta terça, com a presença do ilustre governador do estado, no sistema prisional a entrega destas ambulâncias. A festa promete, e o governador vai querer passar para os Alagoanos que está investindo no sistema, para tentar desmistificar os últimos acontecimentos e o caos no sistema.
Nós, servidores, temos que participar para tentar esclarecer esta farsa e cobrar do ilustre governador, os reajustes que a categoria não tem há quase três anos.
Convocamos todos e estaremos lá!
Obs.: estaremos em todos os eventos em que o governador estiver para lembrá-lo que ele está massacrando nossa categoria, com esse salário de fome.
Jarbas de Souza

MUDANÇAS NA INTENDÊCIA?

08/06/2009 Até agora "intocável", Intendência Penitenciária deve sofrer mudanças até julho

O secretário Paulo Rubim, da Defesa Social, estabeleceu o mês de julho como limite para que a Intendência do Sistema Penitenciária consiga minimizar a eterna crise nos presídios alagoanos. Como até agora nada, praticamente, parece indicar a melhoria da situação, a expectativa dentro da própria pasta é de que as mudanças na cúpula do sistema estejam prestes a acontecer.



Este, aliás, foi o único setor que manteve a mesma direção na era Paulo Rubim – ao contrário das Polícias Civil e Militar, cujos comandos foram inteiramente renovados. Logo que assumiu o cargo de secretário, o delegado aposentado da PF foi convencido a não fazer alterações, inicialmente, no sistema penitenciário, cujos dirigentes contam com a simpatia palaciana. Mas agora o próprio Rubim aponta para a necessidade de renovação - fugas, assassinatos, denúncias de tortura e corrupção estão presentes diariamente nos jornais.


Até mesmo o governador Teotônio Vilela Filho já pediu sugestões a autoridades da área judiciária e representantes da sociedade civil para mitigar a crise do setor. Vilela avalia que, ao lado do HGE, o sistema prisional é o que traz mais desgaste da sua imagem junto à opinião pública.

Por: Ricardo Motta - blog do Ricardo Motta - TUDO NA HORA

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Reeducando é encontrado morto em presídio... NOVAMENTE... VÃO CULPAR OS AGENTES???


21h56, 04 de junho de 2009
Flávia Motta

Alagoas24horas

No início da noite desta quinta-feira (04), um detento foi encontrado morto no Presídio Cyridião Durval. Manoel Messias da Silva, 37, foi encontrado preso a cordas em uma das janelas do banheiro coletivo.

Segundo informações, a vítima, que ocupava umas das celas do módulo G5, apresentava sinais de espancamento principalmente no rosto. A corda, encontrada em volta do pescoço da vítima, foi feita com lençóis e cordas de nylon.

Manoel respondia por homicídios ocorridos no município de Arapiraca, sendo condenado a 24 anos e 6 meses pelos crimes. A vítima cumpria pena desde 2003.

O Instituto de Criminalística (IC) e o Instituto Médico Legal (IML) foram acionados para periciar e recolher o corpo.

CERTAMENTE OS DIREITOS "HUMANOS" E O MP VÃO QUERER JOGAR A CULPA DA MORTE DESTE PRESO PARA OS AGENTES; NO ESTADO DE ALAGOAS A LEI E A "JUSTIÇA" SÃO UM CASO A PARTE DO BRASIL... INVESTIGAR = FOFOCAR, SERVIÇO DE INTELIGÊNCIA = CABANAGEM, EVIDÊNCIAS = DEPOIMENTO DE PRESOS... ETC... INACREDITÁVEL!!!

quinta-feira, 4 de junho de 2009

CONVOCATÓRIA À CATEGORIA

Caros companheiros e companheiras;

O SINDAPEN vem através deste, convocar a todos e a todas para concentração que faremos na próxima quarta feira, 10 de junho de 2009, às 10 horas, na Praça dos Martírios, Centro.
O objetivo desta concentração é, após uma reunião breve com a categoria no mesmo local, fazermos um protesto nas ruas do Centro para cobrarmos que o governo Estado resolva a questão do nosso reajuste salarial.
Companheiros (as), já encaminhamos esta pauta a todos os envolvidos neste processo, que podem resolver a questão salarial de nossa categoria. No entanto, o governo vem massacrando nossa categoria e se nega a resolver esta situação.
Da segurança pública, como bem sabem os senhores (as), temos o menor salário. Na verdade, ganhamos a metade do ganham os demais setores da segurança publica. Enquanto eles ganham R$ 1.800,00, ganhamos R$997,50. E quando do ingresso no Estado, ganhávamos igual.
Ou seja, o Estado tem políticas salariais diferentes para categorias similares.
Vamos às ruas e faremos nossa revolução em defesa dos nossos salários! Chega de ser alvo de criticas! Enquanto o Estado nos massacra com salários de fome, para fazer o serviço arriscado que fazemos, o que recebemos em troca é um salário defasado há quase três anos.
Vamos à luta companheiros (as)!!

Jarbas de Souza

Estado indenizará filhos de detento morto em presídio


14h54, 04 de junho de 2009

TJ/AL

O desembargador Alcides Gusmão da Silva, da 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), condenou o Estado a pagar multa e indenização por danos morais e materiais aos três filhos menores de um presidiário morto no presídio Baldomero Cavalcanti.

O Estado havia interposto uma apelação cível alegando que a morte do detento não decorrera de atuação de agente estatal e que todos os eventos ocorridos na unidade prisional não seriam de sua responsabilidade irrestrita. No entanto, para o desembargador Alcides Gusmão, houve omissão dos agentes estatais encarregados da segurança no presídio.

“A vítima fora morta no interior do estabelecimento prisional, sem que fosse tomada qualquer medida para impedir o ato, por parte dos responsáveis pela integridade física e segurança dos detentos, resultando a atividade danosa da omissão do Poder Público”, esclareceu.

Assim, o desembargador-relator do processo de nº 2008.003741-0 manteve a decisão da 16ª Vara Cível da Capital, ordenando a aplicação de multa de R$ 50 mil por danos morais no que toca aos danos materiais, além de um salário mínimo para cada um dos menores, desde o dia em que se deu o fato, até que atinjam a maioridade civil.

Fonte: TJ

PARABÉNS POR ESTA DECISÃO!!!! A PARTIR DE ENTÃO, CASO TENHA ENTENDIDO CORRETAMENTE, A SENHORA DO PRESO MORTO IRÁ RECEBER R$ 50.000,00 EM ÚNICA PARCELA E 1 SALÁRIO MÍNIMO POR FILHO MENOR, ATÉ A MAIORIDADE DOS MESMO; OU SEJA, COM O ADVENTO DO NOVO SALÁRIO MÍNIMO, RECEBERÁ R$ 1.815,00 POR MÊS (3 FILHOS), O QUE É MAIS DO QUE RECEBE UM SERVIDOR PÚBLICO, AGENTE PENITENCIÁRIO.
O QUE É AINDA PIOR, É QUE AS ESPOSAS DOS AGENTES PENITENCIÁRIOS MORTOS EM DECORRÊNCIA DA NATUREZA DO SERVIÇO, NADA RECEBERAM, E NEM RECEBERÃO; MESMO QUE RECEBESSEM, SERIA APENAS OS NOSSOS R$ 997,50/MÊS...
SEM COMENTÁRIOS... ESSE É O ESTADO DE ALAGOAS... ISSO É O QUE CHAMAMOS JUSTIÇA!!!!!

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Sequestrador e mais seis reeducandos tentam fugir do Baldomero Cavalcanti



Sionelly Leite/Alagoas24horas

Jonathan Lopes da Silva, o Mano, disse que pretendia assaltar bancos
Agentes penitenciários do Presídio Baldomero Cavalcanti abortaram na madrugada desta quarta-feira, dia 3, a fuga de sete reeducandos, entre eles, aquele que é apontado pela Polícia Civil de Alagoas como um dos maiores sequestradores do Estado, identificado como Jonathan Lopes da Silva, de 40 anos, conhecido como Mano.

A tentativa de fuga ocorreu por volta de 1h de hoje, após os sete reeducados do módulo II, utilizando uma chave artesanal, liberar as dobradiças das grades e alcançar a laje da unidade prisional, em direção à muralha. Um agente penitenciário que estaria de plantão na muralha efetuou disparos de contenção e impediu a fuga.

Os reeducados – cujas identidades ainda foram reveladas – foram levados para as suas celas e tiveram o direito à visita e banho de sol temporariamente suspensos. Segundo a assessoria da Intendência Geral do Sistema Penitenciário, nenhum dos presos ficou ferido durante a tentativa de fuga.

Mano

De acordo com informações da Polícia Civil de Alagoas, Jonathan Lopes da Silva, o Mano, já teria passado por cinco unidades prisionais do Estado de São Paulo - inclusive o Carandiru. Mano teria sido o idealizador de cinco seqüestros ocorridos em Alagoas em 2008, um deles resultou, inclusive, na morte de um funcionário de uma fazenda no interior do Estado.

Na época da sua prisão, Mano teria confessado ao delegado Geraldo Amorim que com o dinheiro do resgate do fazendeiro José Petrúcio Cavalcante iria comprar duas AK47 (fuzis) para realizar assaltos a bancos, que segundo o acusado seria ‘um serviço mais limpo’. O sequestrador afirmou à imprensa que cobrava entre R$ 10 mil e R$ 15 mil de resgate das vítimas.

PARABÉNS A EQUIPE DE AGENTES DO BALDOMERO POR EVITAR MAIS ESTA FUGA EM NOSSO SISTEMA FALIDO, MAU PAGO E MAU PAGADOR. O MÉRITO É DE VOCÊS...