Está nas mão do Governador Teotonio Vilela a minuta de decreto que extingue a Polícia Civil de Alagoas, nos moldes do decreto do governo do Amazonas, que extinguiu a Policia Civil, após a sublevação.
O governador está sendo aconselhado (por PM) a fazer o mesmo para se prevenir, os que tentam convencer o governador a assinar o decreto alegam que os policiais civis, com a prerrogativa de portar arma, tornaram-se ameaça á sociedade e ás intituições públicas. Se o governador aceitar os conselhos, a luta dos Policiais Civis agora será pela manutenção da instituição.
O Secretário de Comunicação Eduardo Lobo, confirmou as sugestões que o governador vem recebendo para extinguir a Policia Civil, principalmente a partir da entrevista do presidente da OAB, concedida no sábado 8 ao radialista França Moura.
O governo possui motivos e provas de sobra para justificar o decreto de extinção da Policia Civil, e o mais grave deles, é o registro de dois grevistas em posição de tiro contra o andar onde está o gabinete do governador, durante a manifestação da quinta-feira. O serviço secreto da PM, conhecido como P2, filmou os dois policiais civis apontando as armas para seguranças do governador.
No Amazonas o governo acabou com a Policia Civil, mas em parte ele manteve os cargos de delegado, escrivão e perito, foram extintos os cargos de agentes, investigador, detetive, motorista-policial, e os ocupantes dessas funções foram colocados a disposição, jubilados ou remanejado.
O policiamento ostensivo passou a ser exclusividade da Policia Militar, que também faz o TCO e Boletim de Ocorrência, o preso é encaminhado pela PM á delegacia.
Um assessor próximo do governador Teotonio Vilela disse, "em off", que esse é o momento de se "cortar o mal pela raiz".
O Governo terá que ter aprovação da Assembléia Legislativa e aval da OAB, na medida legal vê esta possibilidade da extinção devido a fragilidade da lei que lhe sustenta, na verdade não existe Policia Civil, mas "Policia Judiciária" que deve estar sobre o controle do Ministério Público.
Não há lei garantindo a indissolubilidade da Policia Civil.
Fonte: Jornal ESSE
ATENÇÃO ! TAMBÉM POR TAIS MOTIVOS LEVAM A UMA REFORMULAÇÃO NA LEI QUE CRIA O CARGO DE AGENTES PENITENCIÁRIOS NO ESTADO DE ALAGOAS, RECETEMENTE FOI CRIADA UMA COMISSÃO PARA ISSO,VAMOS FICAR ATENTOS E COBRAR A PARTICIPAÇÃO NESTA COMISSÃO DE REFORMULAÇÃO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário