SINASPEN-AL

SINASPEN-AL


segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

QUEREM DERRUBAR O RUBIN

Já começaram a campanha “fora Rubin”!

Varias “autoridades” já começaram a discursar contra a permanecia do secretario de defesa social, Dr. Paulo Rubin. Falam nos índices de violência e culpam o atual secretario por este fato lamentável que vem aterrorizando o Estado de Alagoas.

Pois bem. Devemos fazer algumas reflexões para tentarmos entender o porquê desta onda de criminalidade e, a partir daí tentar contribuir com a segurança publica do nosso Estado.

Vejamos. Há dois anos passados, no governo Ronaldo Lessa, o contingente de policiais militares era menor que hoje. Neste governo, foram nomeados mil novos policiais, fora os bombeiros, e mais de oitocentos agentes penitenciários.

No entanto, a insegurança durante o governo Lessa não chegava ao patamar atual. Então fica uma questão: porque aumentou a violência se hoje temos maior efetivo.

O fato é que, quantidade não é a resolução dos problemas, muito embora, acreditamos que o estado deva ter um numero suficiente de policiais, considerando o numero da população.

Mas, voltando mais no tempo, é possível entender alguns fatores que contribuíram para que estivéssemos em meio a esta guerra. Depois de vários milhões de reais desviados da merenda escolar, do investimento em educação, esporte, cultura... Dinheiro que poderia ser aplicado em melhores salários pára os servidores como forma de incentivo ao melhor desempenho da função e etc.

É preciso discutir o êxodo rural, que nos últimos anos ocorreu neste Estado pelo fato do avanço do grande latifúndio sobre as terras de pequenos produtores rurais, remetendo-os as favelas e grotas de Maceió, para que vivessem em áreas de risco, sem poder colocar em pratica o que realmente sabem fazer, e que contribui tanto com a população alagoano que é a agricultura familiar.

Depois de todo este conjunto de coisa ruim, só poderíamos estar vivendo o resultado disto, marginalidade.

Outro fato interessante é que, enquanto tratam da questão como se fosse culpa de uma só pessoa, esquecemos ou não queremos corrigir hábitos antigos e ilegais, que prejudicam o serviço publico em nosso Estado, que as autoridades poderiam tomar pulso e acabar, como por exemplo: pra que servem os gabinetes militares? Porque há em todos os poderes, uma quantidade enorme de policiais sem fazerem absolutamente nada? Porque o Estado paga salário tão alto a oficiais de alta patente para estarem puxando cadeira para secretários sentarem? Servindo até cafezinho? Porque que a policia permite que sargentos e tenentes, trabalhem nos tribunais, manobrando carros, guardando estacionamento e abrindo porta pra juiz? Porque que a maioria das recepções dos órgãos públicos, o atendente é um policial militar? Porque que os cargos administrativos da policia militar, tais como, telefonista, atendente de 190, faxineiro, bombeiro de combustível, motorista de oficial, são ocupados por policiais militares, onde poderia se fazer uma licitação e contratar empresa de segurança para a maioria destas funções, recepcionistas e colocar o policial para fazer o seu papel constitucional? E porque que o problema de segurança é tão grave e os militares não saem do sistema prisional para desempenhar suas funções, onde nós temos sete coronéis, fora os capitães, soldados, sargentos e tenentes?

Uma explicação possível, é que, quando desempenham função em órgãos como palácio do governo, tribunal de contas, assembléia legislativa e etc... O policial passa a ganhar uma gratificação que quase chega a dobrar o seu salário. É por isso, entendeu?

Agora, ninguém quer descer a grota e a favela enfrentar o bandido cada vez mais bem armado...

Então senhores, qual será a autoridade deste Estado que irá ter coragem de acabar com esta mamata? De colocar cada um na sua função?

RUBIN FICA!!

Um comentário: