SINASPEN-AL

SINASPEN-AL


quarta-feira, 8 de julho de 2009

Agentes penitenciários fazem caminhada no Centro


Categoria ameaça entrar em greve por tempo indeterminado

Gazetaweb - com colaboração de Daniel Dabasi

Os agentes penitenciários voltam a protestar nesta quarta-feira (08) em caminhada pelas ruas do Centro de Maceió, causando um grande congestionamento na região central, no Farol e no Poço. Eles ainda reivindicam reajuste salarial e o piso de R$ 2 mil, equiparando aos salários dos policiais civis e militares.

As manifestações

Esta é a quarta manifestação em menos de um mês. A última caminhada ocorreu no dia 18 de junho. Na ocasião, os agentes soltaram bombas nas ruas e ocuparam a sede da secretaria de Gestão Pública.

No dia 15 de junho, a categoria já havia bloqueado ruas e avenidas do Centro da capital. O início dos atos começou na quarta-feira, 10 de junho, quando os agentes queimaram pneus na imediações da Praça dos Martírios.

De acordo com Jarbas, desde 2007, quando os novos agentes penitenciários assumiram os cargos para os quais foram aprovados em concurso público, os salários permanecem os mesmos, sem nenhum reajuste.

Segundo o Sindapen-AL, Alagoas possui 780 agentes penitenciários. A categoria agora ameaça entrar em greve por tempo indeterminado.

O afastamento

No último dia 2 de julho, o secretário de Defesa Social, Paulo Rubim, afastou trezes agentes penitenciários acusados de cometer irregularidades e de usar armas de fogo em conflito com Bope na manifestação realizada no dia 15 de junho. Entre os afastados, está o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários, Jarbas Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário