SINASPEN-AL

SINASPEN-AL


quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Núcleo pede punição de agente acusado de preconceito

O Centro de Referência, coordenado pela gerência do Núcleo de Diversidade Sexual, da Secretaria da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, vai formular pedido de punição ao Conselho Estadual de Direitos Humanos para o agente penitenciário acusado de tratar o ex-detento Valter Luiz Batista Carmine, na Casa do Egresso, com discriminação, por ele ser pessoa vivendo com HIV/Aids.

Nesta quinta-feira, às 9h30, a equipe do Centro oficializou a denúncia à Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AL) e vai cobrar providências para que o acusado passe por um processo disciplinar.

A equipe do Centro também pedirá que o Sindicato dos Agentes Penitenciários se sensibilize com relação à humanização dos trabalhos realizados pelos agentes e que eles passem por uma capacitação.

Segundo o gerente do Núcleo de Diversidade Sexual, Otávio Oliveira, a equipe do Centro de Referência está acompanhando o caso de Valter desde junho de 2008, quando ele foi encaminhado para o sistema prisional alagoano, e na última terça-feira estiveram na Casa do Egresso para ouvir pessoalmente a denúncia.

“Estamos providenciando a transferência de Valter para um local mais seguro, tendo em vista a sua situação de vulnerabilidade na Casa do Egresso e evitando uma possível retaliação após o ocorrido”, assegurou Otávio Oliveira.



por Divulgação

Um comentário:

  1. Até agora só vi acusações contra o Agente e todos os órgãos pedindo punição, isso e aquilo, só não procuraram escutar o Agente sobre o caso e que provas esse indivíduo tem que realmente ocoreu o fato ou não é mais uma armação. A comissão de direitos humanos da OAB e esses centros, conselhos etc gostam muito de fazer muito barulho quando há esse tipo de denúncia sem nem se preocupar em investigar a verdade, principalmente quando as denúncias são feitas contra Agentes Penitenciários. E se não passar de uma mentira quem vai responder por isso?

    ResponderExcluir