SINASPEN-AL

SINASPEN-AL


quinta-feira, 7 de maio de 2009

MAIS UMA VITIMA DO DESCASO

É com pesar que, novamente, comunicamos o falecimento de mais um companheiro de trabalho, mais uma vitima da violência desenfreada que assola nosso Estado.
Não podemos perder de vista que este fato pode ter haver com a função exercida por este servidor, que, como todos nós, terminamos por desagradar a certos detentos que insistem, mesmo presos, em continuar com crimes dentro dos presídios.
Porem, o que é mais importante ressaltar é que, os agentes penitenciários são de fato a categoria mais frágil entre as instituições de segurança em nosso Estado. E isso se dá, não por acaso e sim, por um conjunto de fatores bem claros para nós.
Quando há algum problema com os policiais civis, seus dirigente e companheiros de trabalho, rapidamente, procuram elucidar o fato e dar as respostas necessárias à sociedade. Quando é com os policiais militares, acontece da mesma forma. Isso porque as instituições se fortalecem para que não se abram precedentes como estes que estamos vivendo, o que está virando moda, matar um agente penitenciário onde ele se encontrar, só pelo motivo de ser agente penitenciário.
O fato é que, esta “moleza” se consolida pelo fato de que, nossos próprios gestores nos desvalorizam como profissionais, o que acarreta uma serie de outras desvalorizações, e nos mostramos fracos frente a estes problemas.
Alem disso, o Estado também tem culpa, por não apoiar seus agentes, que no cumprimento das determinações legais, terminam muitas vezes “enganchados” na justiçais, sem o mínimo de apoio do Estado, valendo-se apenas dos companheiros e de suas entidades representativas.
É preciso abrir este debate com o Estado, é preciso dar um basta nisso, é preciso reagir!
JARBAS DE SOUZA

Nenhum comentário:

Postar um comentário