SINASPEN-AL

SINASPEN-AL


terça-feira, 19 de maio de 2009

Servidores podem ter facilitado fuga de presídio... SERVIDORES????






16h54, 19 de maio de 2009

Assessoria

Um delegado especial deverá investigar a fuga de cinco reeducandos do Presídio Cyridião Durval ocorrido na madrugada desta terça-feira, dia 19. Os presos estavam no módulo Triagem e há indícios de participação de servidores públicos.

A fuga dos cinco detentos foi descoberta na manhã de hoje, após a troca de plantão das equipes que fazem a segurança da unidade prisional. Os presos quebraram a parede da cela e tiveram acesso ao corredor dos módulos. Em seguida, eles serraram parte da grade do portão localizado no final do corredor dos módulos e que dá acesso a parte externa do presídio. Dois ferros porta estavam empenados.

Segundo os primeiros levantamentos, alguns indícios levam a participação de servidores públicos na fuga dos detentos. Ente entre indicativos de facilitação, está o fato das câmeras do circuito fechado de TV - instaladas no corredor de acesso aos módulos - estarem posicionadas para cima e não nas posições normais de fiscalização da segurança. Outro fato de chamou a atenção da Intendência Geral do Sistema Penitenciário (Igesp) foi a ausência de servidores fazendo a segurança do corredor, um procedimento padrão.

Devido às circunstâncias da fuga – onde, inclusive, um dos foragidos foi colocado na Triagem sem autorização da direção da unidade -, o intendente-geral do Sistema Penitenciário, tenente-coronel Luiz Bugarin, solicitou na tarde desta terça-feira ao secretário de Defesa Social, Paulo Rubim, a designação de um delegado especial para apurar o caso, garantindo assim a lisura no processo investigativo.

Paralelo ao inquérito policial, uma sindicância administrativa também será instaurada para apurar a fuga. “Como há indícios de participação de servidores públicos nesta fuga, estamos encaminhando todos os levantamentos realizados pelo diretor da unidade e pelo Serviço de Inteligência da Igesp à Secretaria de Defesa Social para que sirva de subsídio ao delegado que vier apurar o caso”, ressaltou Bugarin.

Conseguiram fugir da unidade prisional: Antônio Gil Moura Barbosa (conhecido como Tonho), de 27 anos e que estava recluso na unidade prisional desde maio de 2009, respondendo por crime de violência doméstica; Edjanilton Correia dos Santos (Ninho), 26, que estava preso desde dezembro de 2007, por crimes de roubo e extorsão; Fábio dos Santos (Pressão ou Anun), 26, e preso desde novembro de 2007, por crime de tentativa de homicídio e porte ilegal de arma de fogo; Luiz Carlos da Silva Nascimento (o Paulista), 34, preso desde julho de 2006, por crime de crime de roubo; e Josenildo Cândido Leite (Cardoso), 34, encaminhado ao sistema prisional em maio de 2009, por crime de homicídio. Um sexto detento estava recluso na triagem e não empreendeu fuga.

Fábio dos Santos chegou a tentar fuga na semana passada, quando quatro detentos conseguiram fugir do módulo G-II, e foi pego por agentes do Grupo de Ações Penitenciárias (Gap) ainda no entorno da unidade. Esta é a quinta fuga registrada este ano no Sistema Penitenciário de Alagoas.

A Igesp alerta que quem tiver informações sobre o paradeiro dos fugitivos pode ligar para o Disk Denúncia, através do telefone 3201-2000, e repassar a informação. O serviço funciona 24 horas e para utilização não é preciso se identificar.

Fonte: Assessoria Intendência Penitenciária

CABEM AQUI ALGUNS ESCLARECIMENTOS; PRIMEIRAMENTE, A CÂMERA QUE FOI VIRADA PARA CIMA ESTAVA ASSIM, VIRADA PARA CIMA, DESDE O DIA 16 DE MAIO, ISSO MESMO, TRÊS DIAS COM A CÂMERA VIRADA PARA CIMA E NINGUÉM TOMOU PROVIDÊNCIA. E SABE PORQUE NÃO TOMARAM PROVIDÊNCIAS? SIMPLESMENTE PORQUE O MONITOR QUE RECEBE AS IMAGENS DESTAS CÂMERAS FICA TRANCADO NA SALA DA ADMINISTRAÇÃO DA UNIDADE, SEM NINGUÉM VIGIANDO OS MESMOS, ATÉ PORQUE OS AGENTES NÃO TÊM ACESSO AO MONITOR, APESAR DE JÁ TEREM PEDIDO PRA ESTE MONITOR FICAR VISÍVEL PARA OS AGENTES MONITORAREM. OUTRO ESCLARECIMENTO NECESSÁRIO É PARA O FATO DE QUE NO CYRIDIÃO DURVAL, MESMO QUANDO NÃO EXISTIAM AS CÂMERAS, NUNCA HOUVE GUARDA NO CORREDOR DURANTE A NOITE, NO PERÍODO QUE VAI ATÉ AS 5 DA MANHÃ, QUANDO É REALIZADO O DESTRANCA; PORTANTO, NÃO HOUVE AUSÊNCIA DA GUARDA DO CORREDOR, ATÉ PORQUE NUNCA HOUVE GUARDA NO CORREDOR DURANTE A NOITE E MADRUGADA.
QUANTO AO FATO DA DIREÇÃO GERAL DIZER NÃO TER AUTORIZADO A TRANSFERÊNCIA DE UM DETERMINADO PRESO PARA A TRIAGEM, NÃO PROCEDE, ATÉ PORQUE TODOS ESTES PROCEDIMENTOS NECESSITAM DE AUTORIZAÇÃO DE UM SUPERIOR, QUE NÃO NECESSARIAMENTE SEJA O DIRETOR GERAL, ATÉ PORQUE O MESMO POUCO VAI A UNIDADE PRISIONAL, SENDO ESTAS AUTORIZAÇÕES FEITAS POR SEUS DIRETORES SUBORDINADOS (ADMINISTRATIVO, SEGURANÇA, ETC); ENTÃO ALGUÉM AUTORIZOU.
E PERGUNTAMOS AGORA, COMO JÁ VIMOS PERGUNTANDO A MUITO TEMPO: POR QUE TUDO ACONTECE NO CYRIDIÃO??? POR QUE AO INVÉS DE FICAREM SUGERINDO A CONIVÊNCIA DOS AGENTES PENITENCIÁRIOS, NÃO INVESTIGAM O(S) VERDADEIRO(S) FACILITADOR(ES) DE ARMAS, FUGAS, DROGAS E PRIVILÉGIOS PARA OS PRESOS DO CYRIDIÃO??? FAÇAM ISSO, E NÃO VENHAM DIZER QUE FORAM SURPREENDIDOS COM O RESULTADO DAS INVESTIGAÇÕES.
QUEREMOS QUE OS VERDADEIROS CULPADOS SEJAM INVESTIGADOS, APURADOS, COM AMPLO DIREITO A DEFESA E CONTRADITÓRIO, PARA DEPOIS CONDENARMOS ALGUÉM. NÃO COMO É FEITO...

Nenhum comentário:

Postar um comentário