SINASPEN-AL

SINASPEN-AL


quarta-feira, 20 de maio de 2009

Por que tantas fugas acontecem nos presídios alagoanos? Quer dizer, do CYRIDIÃO...????

MP quer saber respostas e Sindicato dos Agentes Penitenciários entregará documento contendo informações detalhadas

por Redação (Cada Minuto)

A rotina de fugas dos presídios alagoanos parece ter voltado com toda força nos últimos dois meses. Na madrugada de segunda para terça, mais cinco presos fugiram do Ciridião Durval. Dois deles foram presos na noite de ontem depois de um trabalho realizado pelo Grupo Estadual de Combate as Organizações Criminosas (Gecoc) e pela assessoria militar do MP.

O que surpreende não é o número de presos que fogem com conhecimento da imprensa, mas daqueles que simplesmente saem pela porta da frente do presídio, como foi o caso de Adriano dos Santos Oliveira, o "Caetano", que detém o incrível recorde de 11 fugas dos presídios alagoanos.

A nota de imprensa distribuída ontem pela Intendência Penitenciária foi duramente “rechaçada” pelo Sindicato dos Agentes Penitenciários que respondeu, entre outras coisas, que só a direção tem acesso aos monitores das câmaras instaladas no pátio e que eles sabiam que as fugas iam acontecer, pois há três dias elas estavam viradas pra cima.

“Eles não podem vir na imprensa e alegar que estranhavam a ausência de guardas no corredor durante a noite. Nunca houve guardas no corredor durante o período da noite, esta é que a verdade, e dizer que a direção não tinha autorizado a transferências de presos para a triagem também é mentira, pois só com a autorização de um superior isto é possível”, explicou o presidente do Sindapen Jarbas de Souza.

O Sindicato, é claro, aponta os responsáveis pelas fugas nos presídios alagoanos e pede diretamente o afastamento do Capitão André Dias, diretor do Ciridião Durval. De acordo com o presidente da entidade, Jarbas Souza, mais de 30 presos já fugiram durante dois anos da administração do capitão.

Um documento contendo todas as informações referentes às fugas e irregularidades mantidas dentro do presídio será entregue ao Secretário de Segurança Pública Paulo Rubim e ao Intendente Geral do Sistema Prisional, Coronel Bugarim.

“É uma situação que não pode estar ocorrendo com tanta frequência. É preciso tomar providencias e pedir o afastamento dele”, disparou Souza, que ressaltou ainda que durante o período de dezembro do ano passado e no início de fevereiro, quando o capitão André ficou afastado da unidade, as fugas não ocorreram.

Ministério Público

O Ministério Público parece que perdeu a paciência com as frequentes fugas do Sistema Prisional e principalmente a inoperância das “sindicâncias” que deveriam apurar a participação de servidores públicos nestas fugas.

Em entrevista à imprensa ontem após a recaptura de dois dos cinco foragidos, o promotor Alfredo Gaspar de Mendonça deixou claro que medidas serão tomadas para coibir estas fugas.

“Estes presos não podem sair do presídio a hora que quiserem, queremos saber todos os detalhes sobre estas fugas”, explicou o promotor.

OAB

O CADAMINUTO vem realizando uma série de matérias investigativas sobre as “inexplicáveis” irregularidades no Sistema Prisional. Em uma delas, mostramos fotos que apontavam que determinados presos tinham até Home-theater dentro da cela.

Em outra matéria, o diretor de direitos humanos da OAB, Gilberto Irineu, explicou que os diretores dos presídios alagoanos comandavam grupos de extermínios dentro do sistema prisional alagoano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário