SINASPEN-AL

SINASPEN-AL


segunda-feira, 15 de junho de 2009

Protesto de agentes penitenciários é abortado pelo Bope de forma truculenta...




Categoria reivindica melhores condições de trabalho e equiparação salarial.
Josenildo Törres

Diante da ação do Bope correria foi geral na Praça dos Martírios
Reivindicando melhores condições de trabalho e equiparação salarial no mesmo nível dos peritos criminais, um grupo de agentes penitenciários realizou, na tarde desta segunda-feira, um protesto na Praça dos Martírios, no Centro de Maceió. Mas a categoria foi surpreendida pela ação de 30 agentes do Batalhão de Operações Policias Especiais (Bope), que teriam abortado o movimento.

De acordo com o relato de agentes penitenciários, os policiais do Bope teriam agido de forma truculenta, utilizando, inclusive, bombas de efeito moral para dispersar os manifestantes. “Fomos surpreendidos pela ação do Bope, que agiu de forma truculenta, como se nós estivéssemos praticando algum crime, pelo fato de estarmos protestando”, repudiou um dos agentes penitenciários presente ao protesto, que preferiu não ser identificado.

Já o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários de Alagoas, Jarbas Omena, que foi ferido por uma bala de borracha, afirmou que a ação desta segunda-feira não irá desanimar a categoria. "Mais de dez agentes ficaram feridos e, alguns deles, foram encaminhados para o HGE [Hospital Geral do Estado], mas nesta terça realizaremos um novo ato reivindicatório", prometeu o sindicalista.

Outro lado

Em contato com o Centro Integrado de Operações da Defesa Social (Ciods), o Tudo na Hora foi informado pelo sargento Noronha que o Bope não agiu de forma truculenta, mas, sim com o propósito de evitar a depredação do patrimônio público, além de garantir o direito de ir e vir da população. “O Centro de Gerenciamento de Crises da Polícia Militar esteve no local para negociar com os manifestantes, mas como não houve êxito e o clima estava exaltado, o Bope agiu apenas para coibir uma situação conflitante e desobstruir o trânsito no Centro”, evidenciou.

E em decorrência do protesto, o tráfego de veículos no Centro de Maceió – que já é lento no início da tarde – ficou caótico. Para se ter idéia, o engarrafamento chegou até o bairro Farol, que faz ligação direta com a Ladeira dos Martírios, principal via de acesso para o Centro da capital alagoana.

FALTA DE DIÁLOGO, DISCRIMINAÇÃO E MENTIRAS, PARECIAM SER A MÁXIMA DESTE GOVERNO PARA COM OS AGENTES PENITENCIÁRIOS DE ALAGOAS; ENTRETANTO, ESTE GOVERNO OMISSO, SURPREENDEU, MAIS UMA VEZ NEGATIVAMENTE, OS AGENTES PENITENCIÁRIOS QUE REALIZAVAM DE FORMA PACÍFICA E ORDEIRA UMA MANIFESTAÇÃO PÚBLICA COM O ÚNICO INTUITO DE COBRAR DESTE GOVERNO O CUMPRIMENTO DA LEI QUE REGULAMENTA NOSSA DATA BASE, QUE NÃO VEM SENDO CUMPRIDA A TRÊS ANOS POR ESTE GOVERNADOR. SÃO TRÊS ANOS SEM AUMENTO, 100% DE DEFASAGEM SALARIAL, SEM DIÁLOGO, E O QUE É PIOR, AGORA COM TRUCULÊNCIA POLICIAL; COLOCANDO FORÇAS POLICIAIS UMAS CONTRA AS OUTRAS. SERÁ QUE ESTE GOVERNADOR QUER VER UMA GUERRA ENTRE CATEGORIAS ARMADAS??? HOJE ELE MOSTROU IRRESPONSABILIDADE SUFICIENTE PRA ISSO...
NÃO SERIA MAIS FÁCIL, BARATO, HONESTO, POLITICAMENTE CORRETO E LEGAL, CUMPRIR NOSSAS TRÊS DATAS-BASE E FAZER A REPOSIÇÃO SALARIAL DA CATEGORIA CORRIGINDO ESTA DEFASAGEM DE 100%????

Nenhum comentário:

Postar um comentário