SINASPEN-AL

SINASPEN-AL


domingo, 12 de abril de 2009

Pesquisa: aumentam gastos com servidores


08h45, 12 de abril de 2009

Ilustração
Segundo o jornal Folha de São Paulo, de 2006 a 2008 os gastos com servidores do executivo cresceram 25,2% nos estados e 26% nas capitais. No período, a inflação medida pelo IPCA foi de 10,6%.

O quadro de pessoal responde por cerca de 51% dos orçamentos estaduais e 46% dos municipais. O levantamento mostra que pelo menos 15 dos 26 governos elevaram gastos com servidores do Executivo em ritmo superior ao da União.

A administração da petista Luizianne Lins, em Fortaleza, teve o maior crescimento das capitais, com 48,6%. Entre os motivos o governo cita “reconhecimento dos diretos dos servidores reprimidos em gestões passadas e aumento do poder de compra dos servidores com ganhos reais acima da inflação, recuperando parte significativa da defasagem salarial de 10 anos ou mais”.

Em São Paulo, o governo de Jose Serrá (PSDB), potencial candidato à presidência da República, responde por um aumento de 25% da folha de pagamento. Na gestão de Gilberto Kassab (DEM), os gastos subiram 29,9%.

No governo mineiro de Aécio Neves (PSDB), a alta foi de 33,2%.

De forma geral, as explicações para os aumentos foram valorização de recursos humanos, recomposição de salários defasados e ampliação dos serviços de saúde, educação e segurança.


Despesa sobe em cidades menores

Os Estados e municípios mais dependentes do repasses federais foram os que tiveram maior ganho de receita nos últimos anos. Nos Estados, a liderança com 52,7% de aumento nas despesas com pessoal entre 2006 e 2008 é de Roraima, que também corresponde pela menor folha de pagamento, com R$ 527 milhões em 2008. Em seguida, estão os Estados de Amapá, Alagoas, Goiás, Piauí, Paraíba e Pernambuco.

Fonte: Último Segundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário