SINASPEN-AL

SINASPEN-AL


segunda-feira, 7 de julho de 2008

AINDA HÁ ESPERANÇA!

Chove muito agora! Madrugada fria, 02h30 e eu acordada, fazendo uma retrospectiva do meu último ano profissional e meu primeiro dia de férias. Posso ouvir cada gota que cai nas telhas antigas do meu quarto, é como se gotejasse dentro do meu cérebro, ecoando no meu intimo, revelando-me, resgatando a pessoa que deixei de ser desde que ingressei nessa profissão. Penso no primeiro plantão, quando eu tremi de medo e nem dormi no meu “quarto de hora”, com medo de ser ferida, de ferir, de não voltar pra casa! Temendo o reeducando, imaginando estar tendo contato com pessoas capazes de cometer qualquer tipo de crime... Conviver com colegas comprometidos com a profissão, dedicados, responsáveis e, outros nem tanto. Com o tempo, de tanto olhar o abismo, ele passa a olhar para nós. Perdi o medo dos reeducandos e passei a sentir vontade de mudar, comecei a questionar a realidade que estava diante de mim, aquele emprego que seria uma vantagem passou a ser uma necessidade, um vicio, um campo fértil para pesquisar. Observei em algumas pessoas que a vaidade é imperativa no comportamento humano, que “estar” é bem mais importante que “ser”. Tive experiência nos dois lados, observei de perto o dia a dia dos internos e dos agentes, como também os dos administradores e homens de decisões. Em alguns momentos, os comportamentos se alinham se perdem; tornam-se simbióticos, se esfacelam e divergem... A convergência é rara.Fiz amizades inspiradoras, por escolha e outras por força do destino. Pelas mãos desse destino ou de pessoas maledicentes, fui entregue a minha sorte e humilhação profissional. Mas, como aqueles que me conhecem bem sabem, fiz o revés da história e hoje, agradeço o mal que me desejaram. Mal este que, confesso com vergonha, senti também pelo meu “juiz”, que começou com um sentimento de desprezo e indignação e hoje é de pura admiração e esperança. Essa pessoa mostrou-se completa para mim ( é inteligente, diplomático, tático, sagaz), quando assumiu a responsabilidade de um presídio, um dos mais complicados e fez um trabalho que não imaginei ser possível, tornou-se um líder, atraindo para si olhares negativos... Cheguei até prometer um terno completo se ele se saísse bem... NUNCA PAGUEI, MAS ELE MERECEU! Outra grande amizade que conquistei é uma pessoa que admiro e respeito por sua visão eclética e empreendedora, apesar de esbarrar na burocracia e na hierarquia para concretizar suas ações, sem falar no grande estigma que carrega. Mas, isto não apaga seu desprendimento e dedicação para com seu compromisso profissional, chegando até a ultrapassar os limites impostos pelas OBRIGAÇÕES e relações de trabalho. Parabéns!!!Pude observar as necessidades dos meus colegas para desempenhar suas funções e de seus esforços para fazê-las a contento. Como também pude observar a falta de comunicação entre nossos administradores. Tentei fazer a ponte entre eles e nós, acho que deu certo! Temos um espaço maior dentro da Intendência Penitenciária.Nosso Sindicato me lembra as personagens de Cervantes*, forte, impetuoso, atrevido,inocente, sonhador... Mas, este espírito nos fez conscientes de nossa força, nossa vitalidade e, mesmo que pensem que somos tolos Sancho Panza e Dulcinéia** a lutar contra moinhos de vento seguindo um líder “lunático” que monta um pangaré a imaginar-se em um puro sangue e acredita no compromisso da palavra dos homens; Somos mais conscientes em nossa loucura de lutar por um reconhecimento profissional, um lugar de respeito na segurança pública do Estado, do que muitos e outros intelectuais que julgam-se "sanos". Somos uma classe nova, com pessoas com nível de formação jamais visto em nenhum outra área da segurança. Contamos com 80% de profissionais com nível superior ou cursando, realidade jamais imaginada em um estado que tem o índice de analfabetismo mais alto do país.Em abril de 2009, o Ministério da Justiça estará formando a primeira turma de profissionais especializados em Gestão de Segurança Pública em Alagoas e, proporcionalmente, os agentes penitenciários tem a maior representatividade entre tais gestores e todos MULHERES.Ping! Uma gota maior de chuva me desperta, e sinto frio, calafrios e me certifico: a dedicação só surtirá efeito se encontrarmos apoio, reconhecimento e oportunidades. Seremos melhores profissionais, com capacitação e condições de trabalho. Seremos GRANDES profissionais, quando os que estão à frente da Segurança Pública do Estado parar de brincar de “Durango Kid” e passar a nos enxergar, direcionando ações mais eficazes e eficientes, oportunizando idéias e respeitando o espaço público e a Constituição Federal. Para que isto ocorra, a INTEGRAÇÃO geral se faz urgente e necessária. Somos uma classe recém efetivada, sequiosos de conhecimento e sabemos que o campo e o material humano para aplicarmos tais conhecimentos são vastos. Temos uma enorme missão, que nunca foi realmente efetivada em Alagoas, a ressocialização e o controle da violência no sistema prisional.Eita! Ouço o gotejar aumentando e relâmpagos clareiam o quarto me fazendo pensar nas noites de frio na muralha do Baldomero Cavalcante, quando as gotas geladas atingiam meus ossos e a escuridão da noite me deixava alerta. Penso também nos corredores cheios de jovens infratores, olhares perdidos, vidas destruidas. Também nos domingos de visitas, quando o odor dos alimentos tantas vezes revistados, me embrulhava o estômago ou na multidão de mulheres e crianças reclamando da demora e da lentidão da fila. E as revistas íntimas? Quantos e tantos plantões sem apetite para almoçar, pois fazer revista íntima não é fácil! Mas, mesmo assim, sinto saudades dos “causos” que os “Agentes” da antiga nos contávamos dos “fantasmas” do Rubens Quintela. Esses, instrutores mais dedicados, nossos cicerones em dias de calouros. Sem falar nas amizades que construímos e nos reeducados que sentimos vontade de ressocializar e naqueles que, olhando para o céu, perguntávamos a Deus o por que de seu vagar na terra...Hoje, ser Agente Penitenciário faz parte da minha vida, da minha história. Dedico-me ao melhor, estudando para ser a melhor e querendo também o melhor para todos. Salários dignos e condições de trabalho certamente nos afastarão de futuros concursos públicos, pois o nosso já foi sacramentado. O ser agente tem que sobrepor o estar agente. DÊEM-NOS CONDIÇÕES!A chuva esta fina e fria e sinto-me cansada e com sono. O silêncio da madrugada me lembra que, enquanto escrevo estou numa casa quente e segura, sei que nossos futuros clientes estão cometendo delitos, colegas estão nas muralhas e guaritas dos presídios sem proteção da chuva e do frio, superando dificuldades, salários baixos, honrando suas funções , arriscando a vida para guardar delinqüentes e assegurar a sociedade sua tranqüilidade. Compartilho desta tranqüilidade e vou dormir, pois sei que colegas estarão velando pela segurança de todos, como em outras noites eu também velei.
Tenho esperança que amanhã o dia será melhor, ao menos terá sol !?
Por: Leni A. Almeida
*Miguel de Cervantes Saavedra ( Livro Dom Quixote de la mancha
**Sancho Panza e Dulcinéia personagens das aventuras de Don Quixote

Nenhum comentário:

Postar um comentário