SINASPEN-AL

SINASPEN-AL


sábado, 26 de julho de 2008

Número de penas alternativas supera o de penas de prisão...ONDE???

O número de encarcerados em todo no país cresce a cada ano. Em maio, chegou a 439 mil. Isso é mais do que a população de uma capital como Florianópolis e poderia ser muito maior, não fosse um outro tipo de punição que vem sendo cada vez mais aplicada pela Justiça: as chamadas penas e medidas alternativas, que já alcançam 498 mil pessoas. E que, pela primeira vez, ultrapassou o número daqueles que cumprem penas atrás das grades. (EM QUAL PAÍS ISTO ACONTECE?? NÃO NA "REPÚBLICA DAS ALAGOAS")
As punições alternativas só podem ser aplicadas a quem for condenado por delitos menos graves, crimes que a lei prevê penas de no máximo quatro anos de prisão e desde que o condenado não seja reincidente.

Nesses casos, o Ministério da Justiça avalia que a recuperação do condenado é mais eficaz se ele continuar em liberdade, convivendo com a família e prestando um serviço social, do que se ele estivesse na cadeia, entre presos de alta periculosidade. O índice de reincidência é baixo, 5% em média. “Essas pessoas, na verdade, tiveram erros eventuais, acidentais. Elas não são criminosas. Há, portanto, um processo claro de reflexão da conduta”, explica a coordenadora do Programa de Fomento a Penas Alternativas, Márcia Alencar. O professor universitário Pablo José Fuentes se envolveu num acidente de carro com vítima fatal. Foi condenado a trabalhar oito horas por semana, durante dois anos na administração local e distribuir duas cestas básicas por mês. “É bastante constrangedor”, diz Fuentes. O uso das penas alternativas é recomendável, desde que aplicadas com muito critério, avalia o desembargador Tourinho Neto. Com a ressalva de que ainda é preciso examinar o perfil de cada condenado. “A personalidade e os antecedentes criminais têm que ser examinados”, enfatiza Tourinho Neto.
A JUSTIÇA ALAGOANA PRECISA COMEÇAR A REVER SEUS CONCEITOS... EM TODOS OS SENTIDOS...
BANDIDO = CADEIA
TRANGRESSOR = PENA ALTERNATIVA
ATÉ QUANDO UM "LADRÃO DE GALINHAS" VAI ESPERAR TRÊS, QUATRO ANOS PRESO, ATÉ VER SEU CASO APRECIADO PELA JUSTIÇA??? ISTO NÃO EXISTE... HÁ, EXISTE SIM, EM ALAGOAS...

Nenhum comentário:

Postar um comentário