SINASPEN-AL

SINASPEN-AL


segunda-feira, 14 de abril de 2008

Abertura de cursos do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci)

Agentes de segurança pública de todo o estado de Alagoas, policiais civis, militares, bombeiros, agentes penitenciários, guardas municipais e policiais federais terão a oportunidade de se inscrever até o próximo dia 20 em um dos 24 cursos do programa de Educação a Distância (EAD) oferecidos gratuitamente pelo Ministério da Justiça em convenio com a Secretaria Estadual da Defesa Social (SEDS).

Os cursos que fazem parte do segundo ciclo de ensino este ano são mais uma das ações tomadas pelo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) e tem por objetivo dar oportunidade aos agentes de segurança em se requalificar nas diversas áreas de atuação.
Neste ciclo estão disponíveis duas modalidades de cursos, os de 40 e os de 60 horas/aula. Na primeira adesão, é permitido inscrever-se apenas em um curso. Já a partir da segunda, em até dois cursos. Tanto a matricula, as aulas como as avaliações são efetuadas em um moderno sistema de ambiente virtual, disponibilizado no site da Defesa Social (www.seds.al.gov.br), como também no site do Mistério da Justiça (www.mj.gov.br/ead).
Mesmo sendo aulas virtuais, os alunos podem contar com a ajuda de tutores que interagem diariamente tirando dúvidas, criando fóruns e chats, onde é possível avaliar a participação e respostas.

Após o sucesso do primeiro ciclo de aulas em 2008, a coordenação do Núcleo Integrado de Ensino a Distância em Alagoas está preparada para ultrapassar o recorde de inscrições. A falta de acesso à internet não é mais uma dificuldade, já que em Alagoas existe um Telecentro em Maceió que disponibiliza computadores ligados a internet diariamente em horário integral, das 08 às 18 horas na sede da Secretaria. Outra novidade é que até o meio do ano ainda serão inaugurados outros cinco Telecentros nas cidades de Arapiraca, Maragogi, Palmeira dos Índios, Penedo e Santana de Ipanema.

Os interessados em se matricular poderão escolher entre os seguintes cursos: polícia comunitária; identificação veicular; crimes ambientais; formação de docentes; atendimento policial a mulheres vítimas de violência doméstica; uso progressivo da força; local do crime; isolamento e preservação; tráfico de seres humanos; prevenção à violência e à criminalidade; direitos humanos, combate á lavagem de dinheiro; uso das informações na gestão das ações de segurança pública; busca e apreensão; técnicas e tecnologias não letais; gerenciamento de crises e emergencista pré-hospitalar; português instrumental; redação técnica e saúde ou doença: de qual lado você está?; Sistema de Comando de Incidentes, Segurança Pública sem Homofobia, Elaboração de Materiais para Educação a Distância, Licitações e Contratos Administrativos e Sistema e Gestão em Segurança Pública.

Para Aarão José, gestor telecentro Maceió, o cursos à distância são um sucesso pelo método de ensino, pela facilidade e flexibilidade encontrada pelo aluno matriculado, já que ele escolhe o dia, a hora e o local onde quer ter acesso ao conteúdo dos cursos. Para ele outro fator determinante é o interesse dos agentes de segurança pública em se reciclar e atualizar. “O interesse em continuar estudando por parte dos profissionais de segurança atestam o sucesso, a eficácia e a qualidade do ensino proporcionado pelos cursos à distância da SENASP”, ressalta Aarão.

Além de todos esses fatores, o Ministro da Justiça, Tarso Genro, durante solenidade de posse do novo secretário de Defesa Social em Alagoas, Paulo Rubim, assinou o convênio que autoriza o pagamento da bolsa formação, durante um ano no valor de R$ 180 a R$ 400 para os profissionais que estejam matriculados em um dos cursos credenciados pelo Ministério da Justiça e que atendam os pré-requisitos estabelecidos pelo contrato de adesão.

Fonte: telecentro

Nenhum comentário:

Postar um comentário