SINASPEN-AL

SINASPEN-AL


domingo, 22 de junho de 2008

Agentes penitenciários foram expostos ao césio-137 em Catanduvas


Em maio de 2007, grupo brincou com o raio-x da unidade, que usa o produto radioativo.Depen informou que dois agentes fizeram exames médicos e não estão contaminados.

Agentes federais do Presídio de Segurança Máxima de Catanduvas (PR) que brincaram com o aparelho de raio-x, em 18 de maio do ano passado, foram expostos ao césio-137, composto usado pelo equipamento de segurança. A informação foi confirmada ao G1 por Wilson Salles Damázio, diretor do sistema penitenciário federal.

"É uma quantidade muito pequena e há segurança do equipamento para o uso deste produto. De qualquer forma, eles acabaram se expondo a um risco muito grande", disse Damázio, que não informou o número de agentes que participaram do episódio.

A unidade paranaense, primeira a ser aberta no país, completa dois anos na próxima segunda-feira (23).

Segundo o diretor, os agentes tinham terminado um exercício com o equipamento de raio-x. "Num momento de descontração, acabaram fazendo aquilo. Depois, um dos garotos colocou o vídeo na internet."

De acordo com Damázio, foi instaurado processo administrativo, que ainda está em andamento. "O agente que disponibilizou o vídeo na internet pode ser expulso. Os demais serão repreendidos."

Nenhum comentário:

Postar um comentário