SINASPEN-AL

SINASPEN-AL


sábado, 9 de fevereiro de 2008

Plano garante segurança nos presídios durante o carnaval

O plano de segurança elaborado por integrantes da Intendência Geral do Sistema Penitenciário de Alagoas para o período carnavalesco foi considerado um sucesso pela direção do órgão. Nenhuma ocorrência foi registrada entre a sexta-feira, dia 1º, até a quarta-feira de Cinzas.

A ação envolveu cerca 400 agentes penitenciários, com o apoio do canil dos batalhões de Operações Policiais Especiais (Bope), de Policiamento de Guarda e da Cavalaria, além da Polícia Civil, para a escolta de presos. Segundo o intendente-geral, tenente-coronel Luiz Bugarin, o plano foi de grande importância, uma vez que não deu margens a possíveis tentativas de fuga e resgate de presos e serviu para suprir as áreas mais vulneráveis do sistema, na tentativa de manter a ordem durante o período carnavalesco.

“Reforçamos a segurança com agentes penitenciários e contamos com o apoio das polícias Civil, Militar e Federal. Esta última, com o envio de um helicóptero que, juntamente com o que foi alugado pelo Estado para o período, nos deu um grande apoio com sobrevôos noturnos no complexo prisional. Além do fato de o helicóptero alugado pelo Estado ter como base o sistema penitenciário”, explicou Bugarin.

Outro ponto positivo destacado pelo intendente foi a garantia da permanência do Posto Policial Militar nas proximidades da Casa de Detenção de Maceió, na BR-104. “Inicialmente, o deslocamento seria apenas para o carnaval, mas a Polícia Militar nos garantiu a permanência mais próxima ao complexo prisional, o que vai otimizar bastante a segurança do local”, ressaltou.
Plano de Segurança – Para a execução do plano de segurança, todos os pontos vulneráveis foram mapeados e, diariamente, cerca 400 agentes fizeram a segurança interna e externa nas unidades. Para a ação foram disponibilizadas 12 viaturas da Intendência - que funcionaram com rotativos luminosos doados pela Polícia Civil -, além da atuação de homens da Polícia Militar.

O Comando de Policiamento da Capital (CPC) disponibilizou três guarnições, com trabalho permanente de sexta a quarta-feira, além do reforço do efetivo do Batalhão de Guarda, responsável pela segurança externa e guaritas dos presídios, e da Cavalaria. Os agentes penitenciários tiveram uma escala extra durante o carnaval, conforme acordo mantido com o sindicato da categoria.

Fonte: Agência Alagoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário