SINASPEN-AL

SINASPEN-AL


quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Mulheres de presos protestam pelo fim da greve dos agentes




O secretário de Defesa Social, Paulo Rubim, recebeu na tarde desta quinta-feira, 11, em seu gabinete, uma comissão formada por 10 mulheres, todas parentes de reeducandos do sistema prisional alagoano. As mães, esposas e filhas dos detentos, que representaram um grupo de 300 mulheres, solicitaram reunião com o secretario, para denunciar ações irregulares dos agentes penitenciários que se utilizam da grave para negar os direitos constitucionais dos detentos e da sua família.

Segundo Juliana Aline Gomes, mulher de um dos reeducandos e líder do movimento, os agentes penitenciários estariam descumprindo acordo firmado na semana passada, e desrespeitando direitos básicos dos presos, como banho de sol, visita, acesso ao telefone público e até mesmo o fornecimento da alimentação externa, aquela que é trazida pelas mulheres. E que isso poderia motivar uma grande rebelião, já que os detentos estavam descontentes e revoltados com a situação que estão vivendo nesse período de greve dos agentes.

Em tom de revolta, ela ainda denunciou que muitas dessas mulheres vêem do interior de Alagoas e também de outros estados, gastando com passagem, alimentação e hospedagem. Elas trazem filhos pequenos e comida já pronta, que termina se estragando. “Eu mesma sou de Caruaru e estou aqui desde a semana passada quando se iniciou a greve, estou perambulando pela casa de familiares de outros detentos que gentilmente estão me acolhendo, mas toda alimentação que trouxe terminou se perdendo porque se estragou”, afirmou Aline.

Após ouvir as mulheres, Rubim as acalmou e garantiu que todos os direitos dos presos serão respeitados e que as visitas serão normalizadas. “Caso seja necessário iremos colocar o GAP e a policia militar para ocupar os presídios e permitir de forma segura a visitação dos presos”. Rubim ainda garantiu que tudo será feito de forma ordeira e as forças policiais não serão usadas contra os detentos e sim apenas para garantir seus direitos.

No final da reunião ficou acertado que nesta sexta-feira, 12, às 11 horas, o secretário Paulo Rubim concederá uma entrevista coletiva na sala de reuniões da Defesa Social para explicar as medidas que serão tomadas no sistema prisional.

Participaram também da reunião representantes do Gerenciamento de Crise da Policia Militar, o intendente geral do Sistema Penitenciário, tenente coronel Luiz Bugarin, e o secretário Adjunto da Defesa Social, José Washington Luiz Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário