SINASPEN-AL

SINASPEN-AL


domingo, 14 de setembro de 2008

PM assume segurança dos presídios e garante visitação




Alagoas24Horas

Militares fazem a segurança e garantem visitação em presídiosApós o clima de expectativa na porta do presídio Baldomero Cavalcanti, policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) assumiram a segurança da unidade prisional e deram início aos trabalhos de visitação de parentes de presos.

Cerca de 160 militares do Bope, além de policiais do Batalhão de Policiamento de Guarda (BPGd) e do Grupo de Ações Penitenciárias, fazem a segurança do sistema penitenciário durante este domingo, 14. No presídio Cyridião Durval, não foi necessária a entrada da PM para realização dos trabalhos de visita, pois os agentes prestadores de serviço conseguiram atender a demanda de familiares.

Já na Casa de Detenção de Maceió, o conhecido Cadeião, e no Baldomero Cavalcanti, os militares ocuparam os corredores dos módulos e realizam as vistorias nas sacolas dos parentes de presos.

Segundo o intendente-geral do Sistema Penitenciário, tenente-coronel Luiz Bugarin, todos os agentes penitenciários que se negaram a assumir as funções neste domingo vão responder expediente na sede da intendência e terão o ponto cortado, uma vez que a greve já foi decretada ilegal pela Justiça.

Já para o Sindicato dos Agentes Penitenciários (Sindapen), não houve abandono de posto por parte dos servidores. “A PM chegou para fazer os trabalhos e tomaram todos os postos. Nós iríamos manter os 30% e fazer a segurança nos corredores e externa como estava acontecendo, mas fomos obrigados a sair. Por causa dessa retirada do pessoal das unidades, estaremos entrando amanhã com uma ação na Justiça por assédio moral e a retirada do corte do ponto”, destacou o presidente do Sindapen, Jarbas de Souza.
O presidente do sindicato informou que ainda vai ser definido o que será feito após o final do período de visita, uma vez que a termina a atribuição da Polícia Militar. Segundo o intendente penitenciário, caso os agentes não retomem aos postos, a segurança será realizada pela PM até que o problema seja solucionado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário