SINASPEN-AL

SINASPEN-AL


segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Justiça determina afastamento definitivo da direção do Cadeião por tortura

A Corregedoria dos Estabelecimentos Prisionais do Estado de Alagoas determinou o afastamento definitivo da direção da Casa de Custódia, mais conhecida como Cadeião. Eles são acusados de prática de tortura, contra pelo menos três detentos.

A situação foi constatada em uma visita feita pelos corregedores ao prédio. "A direção da Casa de Detenção não possui condições de geri-la frente a sucessivas acusações de prática de maus-tratos e tortura. Sustentar a permanência de seus dirigentes implica na condescendência do Poder Judiciário na prática de tais crimes e tolerância ao desrespeito a ordem constitucional", afirmou a decisão dos corregedores prisionais Antônio Bittencourt, Marcelo Tadeu e Sóstenes Alex.

O intendente do Sistema Prisional, coronel Bugarin, tem 30 dias para formar uma nova diretoria. E o delegado geral da Polícia Civil, Marcílio Barenco, deve ser avisado para que 'imponha urgência na conclusão do inquérito policial que apura o crime de tortura praticado na Casa de Detenção'.

O diretor-geral da Casa de Custódia, o capitão Roberto Goulart, e o diretor de disciplina, Vitor Gomes, já estão afastados dos cargos desde o dia 10 de julho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário