SINASPEN-AL

SINASPEN-AL


segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Relatório afirma que condições dos presídios de Alagoas são 'péssimas'

Juiz diz que detentos só comem frango há seis meses e que as grades podem ser soltas com a força dos presos. ("PORQUE NÃO DISSE QUE TAMBÉM OS AGENTES SÓ COMEM FRANGO A SEIS MESES??? AFINAL, A COMIDA DOS AGENTES É A MESMA DOS PRESOS)

“A questão é extremamente séria”, diz o relatório da Corregedoria dos Estabelecimentos Prisionais de Alagoas sobre as condições do Sistema Prisional do Estado. Os corregedores visitaram todas as unidades em julho e concluíram que nenhum estabelecimento obedece regras constitucionais e previsões da Lei de Execuções Penais. (NEM AS REGRAS DA MAIS SIMPLES HIGIENE...)

“Existe enorme carência de recursos materiais, humanos e assistenciais. É a demonstração de flagrante transgressão ao princípio da Dignidade Humana e às Garantias Fundamentais”, afirmou o relatório.

O documento assinado pelo juiz corregedor, Antônio Bittencourt, é destinado ao corregedor-geral de Justiça Sebastião Costa Filho. Nele, o juiz sugere a intercessão do governador Teotonio Vilela Filho e setores da iniciativa privada para tomar medidas cabíveis. (DR JUIZ, NÓS AGENTES PENITENCIÁRIOS JÁ NOS ANTECIPAMOS A ESTA SUA LOUVÁVEL, MAS TARDIA, ATITUDE E APRESENTAMOS DENÚNCIAS AO MP, QUE NOS CONVOCOU PARA PACTUAR JUNTO AO ESTADO UM TAC PARA MELHORIA ESTRUTURAL E MATERIAL DO SISTEMA PRISIONAL; ACREDITAMOS QUE SÓ ASSIM, COM DETERMINAÇÃO DA JUSTIÇA, ESTE GOVERNADOR VAI FAZER ALGUMA COISA PELO SISTEMA PRISIONAL, AFINAL DE CONTAS ELE NÃO DÁ VOTO... AGORA, SE O SR. DESEJAR TAMBÉM VER AS QUESTÕES SALARIAIS DOS AGENTES PENITENCIÁRIOS, AÍ SIM AINDA FALTA O GOVERNADOR SER PRESSIONADO PARA DIGNIFICAR A CATEGORIA DOS AGENTES PENITENCIÁRIOS COM UM SALÁRIO A ALTURA DO PENOSO SERVIÇO QUE REALIZAMOS... O SR QUER/PODE NOS AJUDAR COM ISSO?)

Entre os pontos citados no relatório, está a falta de estrutura física, de materiais administrativo, armas letais e não letais. Em todas as unidades visitadas, também foi constatado que apenas um nutricionista trabalhava em cada uma delas e, os presos (E AGENTES) só recebiam frango, há seis meses.

Alguns pontos do relatório

Casa de Detenção

Falta de meios de comunicação, tais como: linha telefônica, internet e fax; (RÁDIO COMUNICADOR)

Sem condições de fiscalizar a entrada de drogas/celulares/armas na unidade;

Estrutura física inadequada ao encarceramento, fato que pode ensejar fugas. Condições tais que as grades são desprendidas com a força dos presos; (ALÉM DA FACILIDADE DE CAVAR; POIS O PISO É QUASE AREIA... E A RUA ESTÁ A APROXIMADAMENTE 4 METROS APENAS...)

Não há oficinas de trabalho, salas de aula e de entrevista com advogado; (HÁ SIM O PARLATÓRIO, QUE SERIA PARA ESTAS "ENTREVISTAS"; ENTRETANTO, COM A SUPERLOTAÇÃO DA CADEIA, ESTÁ SENDO USADO COMO CELA...)

Falta de variedade na alimentação (é servido carne de frango há seis meses); (VARIEDADE??? KKK AO MENOS PODIA VARIAR ENTRE FRANGO, GALINHA OU GALETO, MAS NEM ISSO...KKKK RIR PARA NÃO CHORAR...)

Santa Luzia

Não há separações de presos por idade ou crime;

Berçário e refeitório em estado precário;

Revista vexatória em crianças e idosos;

Mobiliário defasado;

Filhos de detentas doentes em berçário e falta de transporte para levá-los ao hospital;

(POR QUE NÃO FALOU TAMBÉM DA AUSÊNCIA DE UM ALOJAMENTO PARA OS AGENTES PENITENCIÁRIOS??? SÓ FALA EM BENEFÍCIOS PARA OS PRESOS... )

Baldomero Cavalcante

Não existe local para visita íntima;

Presos reincidentes junto aos não reincidentes;

Falta de armamento não letal;

Sistema de esgoto a céu aberto;

Infiltração por todos módulos de proteção;

(POR QUE NÃO FALOU TAMBÉM DA AUSÊNCIA DE UM ALOJAMENTO PARA OS AGENTES PENITENCIÁRIOS??? SÓ FALA EM BENEFÍCIOS PARA OS PRESOS... )

Cyridião Durval

A escola não funciona;

Estrutura física inadequada ao encarceramento, fato que pode ensejar fugas;

Falta de material para limpeza; higiene;

Falta de professores;

Inexistência de área para culto, não sendo oferecido outro local destinado a tal fim;

(POR QUE NÃO FALOU TAMBÉM DA AUSÊNCIA DE UM ALOJAMENTO PARA OS AGENTES PENITENCIÁRIOS??? SÓ FALA EM BENEFÍCIOS PARA OS PRESOS... TAMBÉM NÃO FALOU SOBRE A INOPERANTE E ... DIREÇÃO... )

Colônia Agro-Industrial

O regime simi-aberto, atualmente, não obedece aos ditames da LEP (Lei de Execuções Penais), funcionando como se Casa de Albergado fosse;

Inexiste local para estudo, lazer e tratamento odontológico, não sendo oferecido outro ambiente destinado a tal fim;

Ausência de cômodos para descanso de agentes penitenciários;

10 a 15 presos por alojamento;

(ESTE SEMI-ABERTO KKKKKKKKK TEM É QUE ACABAR, ELE É SIMPLESMENTE RIDÍCULO... É UM FAZ DE CONTAS E UMA PORTA PARA O DESVIO CONSTANTE DE VERBAS DO SISTEMA PRISIONAL...)

Centro Psiquiátrico Judiciário Pedro Marinho Suruagy

Alguns internados estão abandonados pelas famílias, não possuem referência familiar ou social;

Lixo hospitalar junto ao doméstico;

Entulhos jogados no pátio destinado a banho de sol;

Falta de gabinete odontológico;

Não existe separação por idade.



Fonte: Tudo na Hora


Nenhum comentário:

Postar um comentário