SINASPEN-AL

SINASPEN-AL


segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Buraco na cerca do Cyridião foi passagem para ação planejada de fuga


A reportagem do Alagoas em Tempo, na intenção de melhor esclarecer aos leitores as origens de tantas fugas ocorridas no presídio Cyridião Durval, que é o recordista na modalidade, foi em busca de um motivo para tanto atrativo dos presos que estão no Baldomero Cavalcanti insistirem para serem transferidos para o Cyridião.
Encontrou, com a ajuda dos moradores do conjunto residencial Gama Lins, uma abertura feita na frágil cerca, única barreira entre o complexo prisional e a comunidade do conjunto. Há aproximadamente três anos esta vem sendo a principal trilha de fugas dos presos que são resgatados por outros comparsas, a exemplo do que aconteceu na noite de segunda-feira, 31, quando 11 detentos conseguiram evadir-se do presídio.
Embora com o medo estampado no semblante depois de assistirem às centenas de tiros disparados por agentes e fugitivos na noite de réveillon, quando dois detentos morreram, os moradores da rua 8 mostraram um buraco feito na cerca que, segundo eles, existe há quase três anos. 'Todas as vezes que os presos fogem, passam por aqui.

Na última evasão, era mais ou menos 9h, eu já estava deitada porque aqui a gente dorme cedo. Ouvi muitos tiros e gritarias e em seguida barulho de carros se afastando. Aqui ninguém abre a porta quando acontece essas coisas, para não ser atingido. Acredito que os carros já estavam esperando os presos por esse lado da cerca', disse uma senhora, acompanhada pelos demais moradores que ainda estão assustados com o resgate.
Ação planejada
Depois de anunciar no Baldomero Cavalcanti, que teria R$ 100 mil para pagar o resgate, ocorreu uma 'Briga' entre os detentos quando, segundo a reportagem foi informada, a vítima teria sido o assaltante Adriano dos Santos, o 'Caetano' que, junto com outros presos, foi transferido para o Cyridião Durval.

Foi então que aconteceu o resgate. 'A gente aqui não pode falar muita coisa, mas nessa fuga eles passaram por aqui na minha porta, com vários tiros sendo disparados e entraram em veículos que estavam aí já aguardando a saída deles.
Digo isso porque ouvimos o barulho de carro. Acredito que havia mais de um veículo e seguiram a mesma rota das outras fugas. Percorreram toda essa rua que chegaram até um campo e em seguida entraram em um canavial onde desapareceram', disse outro morador. Segundo as informações, pela trilha, eles seguiram em direção ao Eustáquio Gomes.

Delegado especial

Ao tomar conhecimento do 'buraco' na cerca do presídio o diretor-geral da Polícia Civil, delegado Carlos Alberto Reis, reagiu indignado. 'A gente prende e eles têm a facilidade de fugir', disse o diretor. Com exclusividade para o Alagoas em Tempo, Carlos Alberto Reis informou que o delegado Haroldo Luca, titular do município de Satuba, será o delegado especial designado para presidir o inquérito que vai apurar a fuga ocorrida no Cyridião Durval.

Policiais temem invasão

Os policiais lotados no 10º distrito estão preocupados com a própria segurança, já que naquela distrital se encontra recolhido o delinqüente José Carlos Tenório Junior, conhecido como 'Pirata'. Ele estava com um veículo Gol cinza, placa MVG- 7503, que foi preso logo após o resgate ocorrido no Cyridião Durval. 'Se esse cara estava mesmo envolvido no resgate de véspera de Ano, nós estamos preocupados, porque a qualquer momento, algum grupo pode querer resgatá-lo', disse um policial civil de plantão


Fonte: Alagoas em Tempo Real
por Cícero Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário