SINASPEN-AL

SINASPEN-AL


quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Mais um preso da Operação Carranca é solto

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) concedeu habeas corpus, em caráter liminar, ao empresário Ronaldo Farias de Lacerda, preso acusado por desvio de recursos públicos federais destinados a obras públicas em municípios alagoanos durante a Operação Carranca. A decisão publicada no site do STJ, na tarde de hoje, é válida até o julgamento do mérito do habeas corpus.
Além do empresário Ronaldo Farias, outros nove acusados foram liberados anteriormente. À época, a Justiça alegou que o pedido de soltura se deu porque suas prisões atingiram o objetivo processual. No início do mê de dezembro do ano passado, a Justiça decidiu transferir 12 presos da sede da Polícia Federal para o presídio Baldomero Cavalcanti.

Informações oficiosas dão conta de que outros dois acusados estariam sendo liberados pela Justiça - Cristiano Ezequiel de Mendonça e Paulo Roberto Ezequiel de Mendonça -, entretanto, nem o STJ, nem o MPF se pronunciaram sobre o assunto.

A direção do presídio Baldomero Cavalcanti afirmou que até o momento não recebeu nenhum documento da Justiça solicitando a liberação do acusado.

Investigações

A investigação corre em segredo de Justiça e apura o envolvimento dos suspeitos com crimes contra a administração pública, contra a ordem tributária, fraude à licitação, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro. A investigação, feita em 12 municípios alagoanos, culminou com as prisões ocorridas no dia 12 de novembro.

O montante desviado no esquema seria de cerca de R$ 20 milhões. Os desvios aconteceram principalmente com fraudes à licitações. As investigações foram iniciadas em fevereiro do ano passado e apuram irregularidades ocorridas no período de 2005 a 2007. A Justiça Federal determinou também o seqüestro de 31 imóveis e 35 veículos, além do bloqueio de 18 contas bancárias

Fonte: Alagoas 24 horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário