SINASPEN-AL

SINASPEN-AL


terça-feira, 25 de março de 2008

Rubim toma posse prometendo corresponder às expectativas da sociedade

Numa solenidade bastante disputada, realizada no Palácio República dos Palmares, tomou posse no final desta manhã, o novo secretário de Defesa Social de Alagoas, Paulo Rubim.

Delegado aposentado da Polícia Federal (PF), instituição onde foi superintendente em Alagoas, Rubim falou que irá colocar sua experiência a favor da reestruturação organizacional de todas as polícias. “Temos pouco tempo para elaborar um plano de trabalho, mas o governador me apresentou um plano elaborado com a participação do sociólogo Flávio Sampaio, de Minas Gerais, no qual estão presentes pontos iguais aos meus. Pretendo me orientar por este projeto que, dentre outros aspectos, busca reestruturar a organização das polícias”, destacou.

Outro aspecto que será enfocado pela nova cúpula da Defesa Civil será o setor de inteligência, visto pelo novo secretário como órgão principal no combate à criminalidade. “É aquele que leva o inquérito bem fundamentado ao Ministério Público (MP), que o repassa ao Judiciário para, efetivamente, combater o crime. Pretendo e vou exigir inquéritos bem elaborados. Sei das dificuldades técnicas e de aparelhagem, mas polícia alguma pode se negar a fazer um inquérito”, disse, mencionando as denúncias de pessoas que, ao procuraram as delegacias para prestarem queixas, não foram atendidas. “Quero que a autoridade policial, vindo a saber da ocorrência de qualquer crime, não importando o tempo em que aconteceu ou se já está prescrito, instaure inquérito e leve ao judiciário. A cada homicídio quero, no mínimo, o número do processo de investigação”, complementou.

A questão do desarmamento também foi abordada por Rubim. Segundo ele, o estatuto do desarmamento empregado em outros Estados diminuiu o índice de homicídios com armas de fogo. “É preciso dizer ao cidadão portador de uma arma ilegal que ele deve procurar a Polícia Federal para entregá-la ou regularizar seu porte para não sofrer constrangimentos, ou seja, para não ser preso. Determinarei às polícias civil e militar que qualquer pessoa que esteja portando arma ilegal, independentemente de quem seja, tenha o flagrante lavrado”, enfatizou.

Entre outros pontos ressaltados durante a solenidade está a busca pela aproximação entre os órgão da segurança pública e a população. Para tanto, Rubim pretende implementar uma ouvidoria e fortalecer desenvolvimento do Projeto Polícia Comunitária, já iniciado pela Polícia Militar (PM). Também faz parte do novo planejamento o reaparelhamento das polícias e dos órgãos ligados à elas.

O ministro da Justiça, Tarso Genro, esteve presente na solenidade e elogiou o plano de trabalho da nova equipe, uma vez que ele se encontra em consonância com o plano nacional. Tarso mencionou a importância dos diversos segmentos que compõem a segurança pública, especialmente a Polícia Federal, “instrumento fundamental de constituição da República do Brasil porque não há República sem combate ao crime organizado, combate às violências legalizadas, à corrupção, como está se fazendo aqui em Alagoas, no que apoiamos o Téo”, destacou.

No discurso de encerramento, o governador Teotônio Vilela agradeceu a equipe que está deixando a gestão da secretaria ao passo que nesta transferência não há rupturas nem divisões, pois a nova equipe dará continuidade às estratégias da anterior. “Mudamos porque entendemos que a gravidade do problema exigia uma renovação que desse uma nova motivação no combate ao crime”, assegurou.

Daqui a pouco, às 17h00, o coronel Ronaldo Santos tomará posse como secretário-chefe do Gabinete Militar. Nos últimos meses, ele respondia como secretário interino de Defesa Social.

Fonte: Alagoas em Tempo Real

Nenhum comentário:

Postar um comentário