SINASPEN-AL

SINASPEN-AL


sexta-feira, 23 de maio de 2008

Governo quer privatizar AL e presídios


As privatizações se tornaram famosas na era FHC. Tanta fama retorna a Alagoas, no governo tucano. O governador Teotônio Vilela Filho (PSDB) discute, internamente, a privatização da duplicação da AL 101 SUL e dos presídios.

Na prática, os projetos estão incluídos nas Parcerias Público Privadas (PPPs). Nas articulações do Executivo, a estrada entre a Barra de São Miguel e a Barra de Santo Antônio seria a única, no Estado, a ser estabelecido um valor para cobrança de pedágio, a partir de uma empresa. É a única rentável, trocando em miúdos.

Sobre os presídios, a proposta parte de idéias de outros estados. Experiências vistas como “positivas”, com redução dos custos para o Governo. Os valores são mantidos em segredo. Uma empresa administraria o que o Governo ainda não consegiu fazer.

Há duas semanas, a portas fechadas, na Asseembléia, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Luiz Otávio Gomes, falou deste projeto aos deputados estaduais. A idéia vem se tornando “agradável” porque, diz Luiz Otávio Gomes, nos bastidores, com o Estado sem dinheiro, o ideal é que a iniciativa privada possa suprir a carência daquilo que não existe: as moedas de Real.

XXX

E falando em estratégias, o Governo opera o contato com os seis suplentes na Assembléia. Com os votos para aprovar o que quiser, como as PPPs.

Odilon Rios
Alagoas em Tempo Real

Nenhum comentário:

Postar um comentário