SINASPEN-AL

SINASPEN-AL


terça-feira, 2 de outubro de 2007

Eles nunca são culpados!!!! Será???

PM restrutura cúpula de Guardas e não se responsabiliza por fugas
(02/10/2007 15:05)

Em virtude das frequentes fugas no sistema prisional de Alagoas, o Batalhão de Policiamento de Guardas da PM (BPGd) reestruturou toda a direção da unidade. De uma só vez, o Batalhão trocou o comandante e mais nove oficiais superiores. Agora, o responsável pela segurança externa do Complexo Prisional de Maceió e pelo presídio militar da corporação é o tenente-coronel José Carlos Duarte de Andrade, que assumiu o cargo em solenidade oficial, na manhã desta terça-feira, no Quartel do Comando Geral.

Perguntado sobre a polêmica causada após as constantes fugas de presos no mês passado, quando surgiram dúvidas de quem era o responsável pela segurança no período em que os reeducandos conseguiram sair dos presídios, o oficial da PM explicou que o BPGd somente é responsável pela parte externa dos presídios. "A competência da segurança interna dos presídios, limitado pelos muros e guaritas, é sem dúvida dos agentes penitenciários", disse ele que acredita em um equívoco por parte dos agentes.

Ainda, de acordo com o novo comandante, o sistema prisional de Alagoas é complexo e demanda de uma doutrina voltada para a organização. "Apesar das dificuldades, tenho certeza que o secretário de Ressocialização, tenente-coronel Luiz Bugarin, conseguirá reestruturar o nosso sistema prisional e o BPGd dará a contrapartida no que manda as normas e os regulamentos".

Para ele, as futuras reuniões com o secretário de Ressocialização serão de extrema importância para o projeto de restruturação do Batalhão de Guardas. "O intuito é manter sempre uma parceria que possa trazer benefícios, como investimentos em viaturas, armamentos e efetivo", explica.

O Batalhão de Policiamento de Guardas atua nos presídios Baldomero Cavalcante, Ciridião Durval, Santa Luzia, Rubens Quintella (até a sua desativação) e nas Unidades de Internação Masculina, Feminina e Provisória, antigo CRM (Centro de Ressocialização do Menor).

fonte Alagoas em Tempo Real

Nenhum comentário:

Postar um comentário