SINASPEN-AL

SINASPEN-AL


quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Equipamento humaniza revista a visitantes no Sistema Penitenciário

A partir desta quinta-feira (20) a revista de visitantes no Presídio Cyridião Durval ganha o reforço de um equipamento tecnológico, o inspetor íntimo de metal. O aparelho detecta, por aproximação do corpo, qualquer metal que venha a estar escondido no canal vaginal ou no reto.
Com o equipamento, a Intendência Geral do Sistema Penitenciário (Ingesp) pretende reduzir a entrada de armas, celulares e serras nos presídios através das pessoas que ingressam nas unidades prisionais.
Para o intendente-geral do Sistema Penitenciário, tenente-coronel Luiz Bugarin, o inspetor íntimo otimizar os trabalhos de revista em dias de visita (quinta-feira e domingo) nas unidades prisionais. A princípio, o equipamento está sendo implantado no Presídio Cyridião Durval e, após análise de experiência, será adquirido para as demais unidades prisionais.
O inspetor íntimo se assemelha a um banco e emite sinal sonoro caso detecte - por aproximação - a presença de qualquer objeto de metal. “O procedimento é simples e exime qualquer forma de constrangimento. A visitante precisa apenas sentar, de roupa íntima, no equipamento que tem forma de banco e ele emite um som caso seja detectado a presença de algum objeto de metal”, explicou Bugarin.
A necessidade de uma revista mais rigorosa nos dias de visita se deve ao grande índice de apreensões de materiais perniciosos de posse dos reeducandos. Este ano, durante as revistas nas unidades, foram apreendidos 41 aparelhos celulares nas celas dos reeducandos.
“Além de diminuir a entrada de material pernicioso, o inspetor íntimo vai humanizar e otimizar as revistas nos presídios. A revista minuciosa é necessária e se pode ser feita de forma menos constrangedora vamos fazer”, ressaltou o intendente.
Para o presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/AL, Gilberto Irineu, a aquisição do inspetor íntimo é o sinal da melhora na qualidade da revista e de respeito aos familiares dos presos. “O novo procedimento dar maior qualidade na forma de se relacionar com os familiares dos presos e demonstra mais respeito às pessoas que vão ao Sistema Penitenciário”, disse Irineu.
O Sistema Penitenciário de Alagoas registra o ingresso de cerca de 1.200 pessoas por dia de visita nas unidades prisionais, que acontece às quintas-feiras e domingo. “Estamos em fase de experiência no Cyridião Durval, mas a aquisição inovadora vai ser estendida às outras seis unidades prisionais do Estado, objetivando mais qualidade e humanização nas revistas”, completou Bugarin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário