SINASPEN-AL

SINASPEN-AL


sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Presos dizem que foram espancados no Baldomero





A cúpula da Intendência Penitenciária reuniu à imprensa, agora há pouco, no presídio Baldomero Cavalcanti para negar as acusações de que detentos da casa de detenção estariam sendo alvo de tortura. O que não se esperava era que em meio à coletiva cinco detentos revelassem que foram espancados por agentes durante uma tentativa de fuga.
Os presos José Wlillams dos Santos, José Cícero Valentino de Oliveira, Fernando dos Santos Anselmo, Marcos Maciel e Carlos Remi da Silva confirmaram o espancamento. “Eles jogaram spray de pimenta nos meus olhos e começaram a bater. Não tinha necessidade, já que estávamos rendidos”, frisou Fernando Anselmo, preso há quatro meses por homicídio.
Segundo Marcos Maciel, preso há quatro meses por tentativa de homicídio, o espancamento foi feito pelos agentes penitenciários. “Eram mais de dez batendo na gente. Depois fomos levados para a chapa (isolamento), onde ficamos por horas algemados com as mãos para trás”, frisou o reeducando, que, entretanto, negou a denúncia de que os presos levaram choques elétricos e foram levados para o canil.
José Valentino, recolhido no Baldomero há seis meses por furto, confirmou a denúncia de negligência no socorro médico aos presos. “Tem um detento no módulo 2 que está há mais de uma semana passando mal. Avisamos aos agentes, mas eles fazem que não estão ouvindo”, denunciou.
As denúncias feitas na OAB, de que haveria tortura dentro do presídio, foram negadas pelo intendente penitenciário, tenente-coronel Luiz Bugarin. “Não há prática de tortura. Inclusive, trouxemos os representantes de módulos para conversar com a imprensa”, frisou.
O detento Fabiano Fernandes, preso há nove anos por homicídio, confirmou a versão de Bugarin. Ele disse não haver tortura dentro da casa de detenção. “Não sei qual a intenção das pessoas que fazem denúncias como essas”, questionou.
O promotor de Execuções Penais, Flávio Gomes da Costa Neto, afirmou que já determinou a instauração de sindicância para apurar a denúncia de espancamento. “Também será determinada a instauração de inquérito policial. Se ficar comprovada que houve a tortura, os responsáveis irão responder criminalmente”, assegurou o membro do Ministério Público.






Fonte: Tudo na Hora

6 comentários:

  1. Deu ate pena! Eles não deviam nem estar presos porque eles são bonzinhos. Só no Brasil mesmo!!!

    ResponderExcluir
  2. PALHAÇADA, ABSURDO, BRINCADEIRA É TENTAR COLOCAR A CULPA DE TANTA OMISSÃO E DESCASO NOS PRESOS ... É REALMENTE ELES METEM, MAS QUANTOS NÃO ESTÃO PRESOS INOCENTES?
    DEVEMOS TRATA-LOS COMO BICHOS POR QUE QUEBRARAM O "PACTO SOCIAL"?
    EU ESTAVA LÁ SIM, E ELES CONFIRMARAM OS ESPANCAMENTOS, MESMO SABENDO QUE SOFRERÃO RETALIAÇÃO! E PORQUE O REPRESENTANTE DO MÓDULO NÃO CONFIRMOU? PELA MESMA RAZÃO Q ALGUÉM ESCREVE AQUI DEFENDENDO OS CRIMES QUE OCORREM NO SISTEMA: O MEDO DE PERDER OS BENEFICIOS E MORDOMIAS!
    ATÉ O PRÓPRIO INTENDENTE SEDEU: ANTES NÃO ADMITIA QUALQUER TIPO DE VIOLENCIA, NEGAVA-A. AGORA, JÁ ADMITE QUE " "Não há como negar que excessos existem, às vezes são até normais se avaliarmos as situações ..."
    O FEITIÇO VIROU CONTRA O FEITICEIRO ...
    REALMENTE ESPERAMOS, NÓS AGENTES PENITENCIARIOS DE VERDADE, E NÃO PREGUISSOSOS QUE GOSTAM DE VIVER DEBAIXO DAS ASAS DOS CORONEIS, CAPITÃES ... QUE ESSA BOMBA SEJA REALMENTE UMA BOMBA, E NÃO APENAS GRITOS AOS OUVIDOS OMISSOS DE POUCOS!
    QUE ESTE GRITO DE SOCORRO SEJA COMO FOGO! QUE NÃO TAPIEM A SOCIEDADE COM UM REMANEJAMENTO DE DIRETORES! QUEM ESPANCA AQUI...ESPANCA ALI!

    ResponderExcluir
  3. ESSE ANÔNIMO DEVE SER O FAMOSO CORRERIA ADORA FAZER UM AGRADO PRA LADRÃO.
    DEVE SER DO MESMO TIME DO PEDERASTA TUTMÉS AIRAN, DEVE TAMBÉM TER O MESMO COSTUME DE BRINCAR DE TROCA-TROCA

    ResponderExcluir
  4. Tem que descer o cacete nesses porras mesmo .

    ResponderExcluir
  5. Sou contra espancamento gratuito, mas preso tem que saber que é preso, alguem acha que existe algum agente ou capitao doido que anda batendo de graça nas pessoas? agora procurem saber o que essas figurinhas fizeram... Se so bateram é pouco, temos que parar com essa coisa de direitos humanos. porque na epoca da ditadura onde realmente era preciso, vcs estavam todos debaixo da cama. Quanto ao spray de pimenta pra que serve então? é pra comida é? Quem decide a hora de usar é o agente da lei e não preso.

    ResponderExcluir
  6. Sr's. Justo e Anônimos,

    ficamos felizes com suas participações agradecemos e esperamos contar com outros comentários de todos em breve.

    abraços,
    Equipe do Blog

    ResponderExcluir