SINASPEN-AL

SINASPEN-AL


terça-feira, 20 de novembro de 2007

Deputado diz que “Chacina do Cadeião” teve mesma proporção que “Chacina do Carandiru”

Paulão fez pronunciamento exigindo apuração de mortes durante rebelião na Casa de Detenção de Maceió



O deputado estadual Paulo Fernando dos Santos (PT), o Paulão, acaba de fazer um pronunciamento contra o que denominou ‘barbárie’ registrada no último sábado na Casa de Detenção de Maceió. Para o deputado, o brutal assassinato dos seis detentos presos na unidade foi uma chacina, proporcionalmente, igual à registrada no presídio Carandiru, em São Paulo.
Paulão destacou que não cabe a sociedade, nem a opinião pública, julgar os crimes cometidos pelas vítimas da chacina, nem decidir se os presos deveriam ou não morrer. “Esse é o papel da Justiça. Eles iriam pagar pelos crimes cometidos”, disse.
“O que não podemos é esquecer que eram pessoas sob a custódia do Estado. Agora, quem vai se responsabilizar pelas mortes?”, questionou.
Para o deputado, não é novidade que o sistema prisional de qualquer Estado é um barril de pólvora. “Sabemos que motins podem acontecer a qualquer momento. O que não entendo é como pode ser permitido a permanência de presos que se ameaçam dentro do mesmo módulo”, continua Paulão em seu pronunciamento.
Agentes irregulares
Paulão questionou ainda a situação de agentes prisionais que continuam nos cargos mesmo sem terem passado por concurso público.
“A verdade, é que uma indicação para agente prisional nesse Estado é feita a peso de ouro. Não podemos esquecer que em um passado bem recente presos condenados pela Justiça eram pagos para matar e conseguiam sair do presídio cumprir sua missão macabra e, em seguida, retornar para o cumprimento do resto da pena”, explana o deputado.
Repercussão internacional
Em seu pronunciamento, Paulão aproveitou para apoiar a decisão do juiz da Vara de Execuções Penais, Marcelo Tadeu, que exige a total apuração dos fatos. Marcelo Tadeu, em entrevista concedida a uma emissora de televisão, disse que vai denunciar o Estado a Organização dos Estados Americanos, caso os crimes ocorridos na Casa de Detenção não sejam devidamente esclarecidos.
Segundo o deputado Paulão, uma denúncia desse tipo pode trazer sanções, inclusive econômicas, para todo o País. “A decisão, no entanto, é totalmente necessária para fazer valer a Lei nesse Estado”, diz Paulão.


Fonte: Alagoas Agora

3 comentários:

  1. Isso acontece diariamente nos presídios alagoanos, só o nobre deputado e o juiz de execuções penais não sabem disso....... parece piada de mau gosto com o povo.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo,

    O Deputado e o Juiz sabem da realidade de Alagoas, voçê não acha?
    obrigado pela participação aqui.

    Equipe do Blog.

    ResponderExcluir
  3. Só quis fazer uma crítca irônica , com essa realidade , eu que eles sabem , mas na hora de falarem na mídia figem que não sabem nada( meninos inocentes , chega a dar pena deles nasceram ontem ).

    ResponderExcluir