SINASPEN-AL

SINASPEN-AL


segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Mulher fica presa com 28 homens em Alagoas

Uma denúncia encaminhada à produção do Tudo na Hora revela que a realidade de Alagoas é semelhante a de outros estados do Brasil, onde homens e mulheres ficam presos juntos. Há cerca de quatro meses, uma detenta fica na mesma delegacia com 28 homens, em São Miguel dos Campos.

A detenta – que não teve a identidade revelada pela delegacia – passa a noite em uma cela separada, mas passa o dia no mesmo local onde ficam os 28 homens.

“E se não bastasse, a cela não possui trancamento, pois encontra-se danificada desde a última fuga de presos daquela regional. A referida presa passa todo o dia solta no raio junto aos demais presos e, somente à noite, ela mesma põe os cadeados nas celas dos homens, e recolhe-se a sua cela”, contou o internauta que fez a denúncia.
A presença da mulher foi confirmada pelos agentes de plantão na delegacia. A produção tentou falar com o delegado, mas ele não está de plantão e só retorna na terça-feira.
Abuso
A presença de uma mulher presa junto com homens não é permitida pela Lei 7.210 (Execuções Penais). O parágrafo primeiro do artigo 82 destaca que “a mulher será recolhida à estabelecimento próprio e adequado a sua condição pessoal”.
No entanto, a norma nem sempre é seguida pela falta de condições nas delegacias. Em Penedo, por exemplo, os policiais civis conseguiram evitar uma fuga nesta madrugada. Agora estão presos 60 pessoas, quando deveriam estar 12 detentos.
O problema é que, quando as mulheres ficam presas com os homens, é comum haver violência sexual. Um relatório produzido por entidades brasileiras de defesa das mulheres e entregue à Organização dos Estados Americanos em março deste ano mostra que situações de abuso e violência contra presas são registradas em pelo menos cinco estados brasileiros.
No relatório foram apontados os estados do Rio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Norte, Mato Grosso e Pernambuco.

Fonte: Tudo na Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário