SINASPEN-AL

SINASPEN-AL


segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Inquérito investigará entrada de armas no Cadeião



Inquérito e sindicância vão investigar entrada de arma na Casa de Detenção


Um inquérito policial e uma sindicância administrativa vão apurar as circunstâncias e a responsabilidade pela entrada de três armas de fogo na Casa de Detenção de Maceió. As armas deram suporte aos reeducandos para darem início a uma rebelião, ocorrida nesse sábado (17).

Segundo o intendente-geral do Sistema Penitenciário, tenente-coronel Luiz Bugarin, a entrada das armas no presídio vai ser investigada em caráter de urgência, e as pessoas responsáveis serão punidas criminalmente.


"Já solicitamos a abertura de inquérito policial, onde o delegado-geral da Polícia Civil vai designar um delegado especial para apurar as circunstâncias e a responsabilidade pela entrada dessas armas na unidade prisional", ressaltou Bugarin.
Durante a rebelião, que durou cerca de quatro horas, os reeducandos dos dois pavilhões da unidade prisional quebraram grades de celas e portões, e fizeram outros companheiros de presídio como reféns. Seis reeducandos foram assassinados a golpe de espetos e arma de fogo, pelos próprios presos. Três detentos ainda estão internados na Coordenadoria de Emergência Armando Lages.


Na rebelião, os reeducandos atearam fogo em colchões e danificaram a estrutura física do prédio.


Entre os setores depredados está a escola da Casa de Detenção, que tinha inauguração e início das atividades agendadas para o dia 23 de novembro. "Havíamos reformado e equipado o espaço para que os reeducandos pudessem ter acesso à educação enquanto custodiados pelo Estado, mas durante a rebelião eles danificaram a estrutura, quebraram carteiras e atearam fogo em livros.

Teremos que reformar novamente o espaço para que eles tenham acesso à escola", destacou o intendente.
Por causa da falta de estrutura e de segurança, diante do que foi causado pelos presos, 80 reeducandos foram transferidos para o Presídio Baldomero Cavalcante, e a visita de familiares – que acontece toda quinta-feira e domingo – foi suspensa na Casa de Detenção.


O estrago promovido pelos reeducandos ainda não foi calculado, mas a Intendência geral do Sistema Penitenciário (Igesp) já deu início à recuperação do prédio. Cerca de 50 grades de celas já foram consertadas. O abastecimento de energia elétrica e água do prédio também foi normalizado.


Na próxima terça-feira (20), a Igesp, junto com o Conselho Estadual de Segurança, darão início ao recadastramento de todos os presos provisórios do Sistema Penitenciário de Alagoas.
Nos dias 20, 21 e 23 os trabalhos serão realizados na Casa de Detenção de Maceió, das 8h às 17h.

"Não temos motivos para adiar o recadastramento, uma vez que a parte administrativa não foi danificada e que a morosidade da Justiça foi a justificativa dos reeducandos para a promoção da rebelião.

No recadastramento dos reeducandos serão analisadas as situações processuais de todos os presos provisórios, e o relatório final será encaminhado para o Conselho Estadual de Segurança Pública, que irá viabilizar a agilização processual junto às Varas Criminais", completou Luiz Bugarin.


Fonte: Alagoas 24 horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário